12 de maio

Unidades da Rede Municipal de Saúde realizam atividades no Dia Mundial da Enfermagem

12/05/2022 | 19:00 | 1503

Neste 12 de maio, Dia Mundial da Enfermagem, as unidades da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa realizaram uma série de atividades específicas para celebrar a data e homenagear esses profissionais. Cada serviço de saúde da Prefeitura da Capital ofereceu, de uma maneira toda especial e exclusiva, ações e cuidados humanizados com as suas equipes de enfermagem.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania iniciou, na tarde desta quinta-feira (12), uma programação com atividades da ‘Semana da Enfermagem’. A abertura contou com palestras sobre o ‘Empoderamento da Enfermagem’, seguida de uma tarde intitulada ‘Cuidando de si’, com serviços como cortes de cabelo, massagem terapêutica, brindes e um lanche, servido aos profissionais da enfermagem.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com uma exposição intitulada ‘Os Protagonistas da Enfermagem da UPA Oceania’. Na terça-feira (17), haverá uma roda de conversa com o tema: ‘Dilemas Éticos da Enfermagem’. O encerramento da Semana da Enfermagem na UPA Oceania, marcado para o dia 20, terá um jantar, sorteio de brindes e entrega de lembranças aos profissionais.

Ortotrauma de Mangabeira – À tarde, no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, aconteceu uma palestra com o tema ‘Os desafios na assistência de enfermagem para pessoas ostomizadas com complicações: implicação na reabilitação e na qualidade de vida’. Às 19h, acontece um culto ecumênico, na entrada do ambulatório. A programação segue com atividades nesta sexta-feira (13) e o encerramento está marcado para o sábado (14).

Instituto Cândida Vargas – A manhã desta quinta-feira também foi especial para a equipe de enfermagem do Instituto Cândida Vargas (ICV). É que o setor recebeu um café da manhã para celebrar a data. Para a diretora multiprofissional do ICV, Alyne Soares, a equipe merece o carinho e todo reconhecimento. “Durante a semana teremos ainda outros momentos para comemorar essa profissão tão necessária para todos nós”, revelou.

Hospital Municipal Santa Isabel – No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), as homenagens aos profissionais da enfermagem começaram logo cedo, com um coffee break, entrega de brindes, certificados e momentos de louvor na gruta da Santinha, no pátio do hospital. O coach Bruno Claudino de Souza também proferiu uma palestra para os profissionais, sobre o poder da comunicação.

O evento no HMSI prossegue nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h, com o Espaço Florescer, onde os profissionais da enfermagem poderão desfrutar de massagem relaxante, spa dos pés e mãos, corte e escova de cabelo.

12 de maio – A data é lembrada em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.