Meio ambiente

Técnicos da Semam retomam programação de Poda Programada nos bairros da Capital

08/07/2020 | 11:39 | 621

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), retomou os trabalhos da Poda Programada, ação que é feita em todos os bairros, verificando as condições fitossanitárias das árvores, se têm fungos ou cupins, fazendo a poda dos galhos secos, retirando galhos que possam interferir na iluminação pública ou sobre as placas de sinalização de trânsito.

Este ano tombaram 16 árvores em João Pessoa, por causa da chuva e do vento. Entre as espécies que tombaram estão oito fícus, quatro nins, uma cássia (que tombou na última terça-feira, dia 7, na Avenida Epitácio Pessoa), um ipê que tombou no Parque da Lagoa e duas castanholas. A média de tombamento de árvores em João Pessoa, por causa de chuva ou vento, é de 30 a 40 árvores por ano, número considerado dentro dos parâmetros normais, segundo a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Poda programada – No início do ano, nos meses de janeiro e fevereiro, os técnicos da Semam mantiveram as ações da Poda Programada. Com o início da pandemia do novo Coronavírus, na segunda quinzena de março, os trabalhos foram suspensos e foram atendidos apenas os serviços emergenciais, quando foi disponibilizado um telefone para a população informar sobre riscos de tombamentos de árvores. O planejamento da Poda Programada está sendo retomado pelas equipes da Semam, que prevê ações em todos os bairros da cidade.

A Poda Programada segue as normas da SBAU, respeitando as copas das árvores, retirando galhos secos, revitalizando as plantas para que cresçam mais fortes e saudáveis. Também é feito o uso do aparelho de ultrassom, que verifica a condição dos troncos, observando se há infestação por cupins ou fungos.

No ano passado o ultrassom foi utilizado nas árvores das Avenidas Beira Rio, Epitácio Pessoa, Maximiano Figueiredo e João Machado. Este ano o ultrassom foi utilizado nas árvores do Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça João Pessoa e Praça Pedro Américo.

O diretor de Controle Ambiental e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, destacou que as ações da Poda Programada são imprescindíveis para o patrimônio ambiental da cidade. “A Poda Programada é uma política pública que preserva e recupera nossas áreas verdes. Tem a vantagem de ser uma ação totalmente planejada, que vai contemplando todos os bairros da cidade, possibilitando a vistoria das árvores”, concluiu.