Serviços Urbanos

Técnicos da Semam realizam poda de árvores no bairro dos Bancários

07/08/2020 | 12:49 | 711

Uma das ruas mais arborizadas de João Pessoa, a Avenida Waldemar Mesquita Accioly, mais conhecida como as ‘Três Ruas’, no bairro dos Bancários, está recebendo os cuidados dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da ação Poda Programada.

Desde o início de julho deste ano os técnicos fizeram um diagnóstico de 513 indivíduos arbóreos, que foram vistoriados, e foi constatado que precisam de algum tipo de poda – seja a poda de contenção, poda de equilíbrio e ainda alguns precisam de uma intervenção mais severa. Os técnicos usam a metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR 16246), que orienta como deve ser feito o tratamento das árvores.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a poda é uma das principais ações de cuidado com o patrimônio ambiental da cidade. “Durante a poda, os técnicos podem vistoriar as plantas, checando as condições fitossanitárias das árvores, observando se têm fungos ou cupins, fazendo o tratamento. É uma ação extremamente importante e para a qual a gestão tem uma atenção especial”, concluiu.

Foram tratadas 217 árvores, das 513 que precisam de poda, entre elas castanholas, fícus, nim, oliveiras e mangueiras. A poda nas árvores dos Bancários vem sendo feita em dias alternados, para que os técnicos possam atender a demanda de outros bairros. Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental e chefe de Arborização e Reflorestamento da Semam, “as podas, feitas da forma correta, contribuem para que as plantas cresçam fortalecidas e continuem dando sombra, ajudando a diminuir a temperatura dos bairros. A poda também retira os galhos que possam estar cobrindo parte da iluminação pública, reforçando a segurança dos ambientes”, complementou.