Preservação

Técnicos da Semam realizam Caminhada Ecológica para avaliar condições ambientais das praias da Capital

13/01/2022 | 12:00 | 963

Os 24 km do litoral de João Pessoa, da praia de Gramame ao Bessa, até o limite com o bairro de Intermares, em Cabedelo, foram percorridos pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, durante a manhã desta quinta-feira (13), na Caminhada Ecológica pela orla. Durante a ação, as equipes fizeram ações ambientais, como plantio de coqueiro, vistoria das condições da vegetação costeira e conscientização da população para a preservação desses espaços.

As equipes do Viveiro Florestal fizeram o plantio de 15 mudas de coqueiros nas praias percorridas. Durante o trajeto os técnicos da Semam observaram as condições das praias – sinalização, áreas verdes, necessidade de instalação de lixeiros, se há quiosques ou barracas ocupando áreas de forma irregular, entre outros aspectos. Após a Caminhada, será elaborado um relatório e com essas informações os profissionais poderão resolver os problemas encontrados e propor soluções, envolvendo as diversas secretarias da Prefeitura.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a Caminhada está inserida nas ações da Operação de Verão, que conta ainda com o trabalho de outras secretarias, como Infraestrutura (Seinfra), Turismo (Setur), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), entre outras. “A Caminhada Ecológica pela Orla é uma ação imprescindível para esse período do ano. Entendemos que nosso litoral é o principal atrativo para o turismo e estamos trabalhando para que todos tenham direito às praias limpas, bem cuidadas, ambientalmente corretas. E sustentáveis, onde os pequenos comerciantes, donos de hotéis e pousadas, enfim, toda a cadeia produtiva, possam estimular a economia local, sem perder de vista o cuidado com nosso patrimônio ambiental”, concluiu Welison Silveira.

Percurso – A Caminhada Ecológica começou por volta das 7h, na praia de Gramame, onde a equipe da organização da Semam ofereceu aos caminhantes água, frutas e isotônicos. Todos estavam com camiseta com proteção solar, pequenas mochilas com água, chapéus e calçados apropriados para enfrentar uma manhã de muito sol. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, se manteve na liderança da caminhada, puxando os demais. Técnicos da Fiscalização, da Divisão de Controle Ambiental, da Diretoria de Estudos e Pesquisa, do Gabinete e do Departamento Financeiro da Semam estavam na equipe de apoio, organizando a logística que um evento desse porte necessita.

A equipe montou pontos de hidratação para os caminhantes em Gramame, Jacarapé, Penha, Seixas, Busto de Tamandaré e Bessa, onde foram feitas paradas de 10 minutos para descanso. Em cada um desses pontos os organizadores contaram ainda com apoio dos donos de pequenos restaurantes e quiosques, que gentilmente cederam o espaço físico dos estabelecimentos para que fossem montadas as mesas de hidratação dos caminhantes. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também acompanharam o grupo, para eventuais problemas de saúde.