Cuidado e preservação

Técnicos da Semam fazem poda de árvores na mata do Cabo Branco

01/02/2021 | 13:30 | 1042

As árvores existentes ao longo da mata do Cabo Branco receberam poda preventiva nesta segunda-feira (1º). A ação tem sido realizada pelos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e faz parte do cuidado e preservação das áreas verdes localizadas na orla de João Pessoa. Desde o mês de janeiro, a Semam tem feito limpeza de coqueiros e retirada das espécies invasoras da vegetação fixadora de duna, nas areias das praias da Capital.

Ação na Mata do Cabo Branco beneficia árvores e ajuda na prevenção de acidentes

A mata do Cabo Branco tem  aproximadamente 3 mil árvores nativas da Mata Atlântica, principal bioma de João Pessoa. Para evitar o tombamento de galhos e troncos na Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho, que margeia toda a barreira, bem como nas ladeiras transversais, que dão acesso ao bairro Altiplano, técnicos da Semam estão fazendo a poda das árvores. Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, “a Defesa Civil da  PMJP constatou que a barreira é uma área  onde há risco de deslizamentos. E como no mês de março esperamos pela chuva que fecha o verão, essa poda atua na prevenção e ainda na manutenção da firmeza do terreno, fortalecendo as árvores, que são revitalizadas, crescem com mais força,  com a poda adequada”, detalhou.

Material proveniente das podas é transformado em adubo

Os galhos são retirados pelos técnicos, que  utilizam um caminhão muck, em seguida fazem a tritura do material, que é transformado em adubo pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que a Poda Programada é um trabalho contínuo. “É uma ação de prevenção da política ambiental da cidade, tem a função de evitar acidentes, mas é também uma ação de cuidado, de preservação das áreas verdes, que, como todos sabemos, contribuem para a qualidade de vida da população, oferecendo conforto ambiental, ajudando a reduzir as temperaturas e ainda deixando a cidade muito mais bonita do ponto de vista paisagístico”, concluiu.