Monitoramento

Técnicos da Semam fazem coleta de amostra de água para análise e ações de recuperação dos rios e nascentes

03/08/2023 | 16:00 | 587

Os técnicos da Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa estão coletando amostras de água dos rios da cidade. As amostras são encaminhadas para um laboratório, para análise da qualidade da água e a partir dos resultados serão intensificadas ações de recuperação dos rios e nascentes.

A coleta é feita nos rios Jaguaribe, Cuiá, Sanhauá, Jacarapé, Aratu, Gramame, Timbó, Mandacaru e Cabelo, que cortam a cidade de João Pessoa. A água coletada vai passar por análise físico-química e microbiológica, identificando suas condições, se há óleo, espuma, e o nível de turbidez, que mostra a capacidade de absorção e reflexão da luz e serve de parâmetro das condições de consumo, entre outros aspectos. Todas as informações coletadas nos levantamentos serão utilizadas para orientar as ações de preservação e recuperação das nascentes e corpos hídricos dos rios da cidade.

Ações – O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a análise da água é um dos elementos nas ações de recuperação e preservação dos rios. “Nós temos promovido outras atividades, como o replantio de mudas de árvores nativas, no entorno das margens dos rios, evitando transbordamento em período de chuva. E também tem as ações de educação ambiental, que são imprescindíveis para a mudança de comportamento em relação à preservação dos nossos rios”, concluiu.

Os técnicos da Prefeitura de João Pessoa também promovem diversas ações na área dos rios, como limpeza e desassoreamento, feitos pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP). Nos primeiros seis meses desse ano as máquinas da Compdec-JP retiraram 351.840 quilos de material sólido (vegetação, terra e lixo) dos rios Jaguaribe, Timbó, Cuiá e Cabelo.