Nesta quinta
Técnicos da Semam farão o plantio de mudas de coqueiro na orla do Cabo Branco
14/04/2021 | 15:00 | 1279
João Pessoa tem aproximadamente 24 quilômetros de praia, com larga faixa de areia, protegidas pela vegetação de restinga. Nessa paisagem da orla ainda contamos com a sombra e os frutos dos coqueiros. Para contribuir com a preservação desse patrimônio ambiental, a Prefeitura de João Pessoa, por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), fará o plantio de 120 mudas do coqueiros na manhã desta quinta-feira (15), na orla do Cabo Branco. Até o fim do ano serão plantadas 1.500 mudas em toda a orla da Capital, de Gramame ao Bessa.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, lembrou que a ação desta quinta-feira tem o objetivo de contribuir com a paisagem da cidade, promovendo conforto ambiental, entre outros benefícios. “A orla é um dos espaços mais democráticos da nossa Capital e estamos trabalhando para deixá-la cada vez mais preservada e recuperada, para que todos possam fazer uso de um ambiente com sombra, com áreas verdes, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.
Nativo do Sudeste da Ásia, os coqueiros foram trazidos para o Brasil no século XVI e se espalharam ao longo de toda a costa. Têm importância na economia, gerando emprego e renda tanto no processo de produção quanto na comercialização da água-de-coco, muito comum nas praias do Nordeste e todo litoral do Brasil. O diretor de Controle Ambiental da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, destacou que o coqueiro é uma espécie vegetal de grande importância. “São plantas cultivadas nas regiões litorâneas, que têm ecossistemas frágeis, onde poucas culturas podem sobreviver, considerando temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar”, concluiu.
-
Texto: Jô Vital
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ascom/Semam -
Secretarias
semam -
Tags
Arborização coqueiros orla presefvação ambiental vegetação litorânea