Poda Programada em Tambiá

Técnicos da Semam cuidam de árvores em avenidas de João Pessoa

21/07/2020 | 12:09 | 1035

Dando prosseguimento às ações da Poda Programada, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), fizeram a poda de galhos de árvores da Av. Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá. O trabalho, que será realizado durante a semana, está sendo feito com apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e ainda apoio da concessionária de energia, Energisa.

Na área, que compreende as avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, existem aproximadamente 46 árvores, a maioria da espécie oitizeiro. São árvores com idade média de  70 anos, plantadas na década de 1950, período de urbanização do bairro Tambiá. As avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra são divididas pela Praça Antônio Pessoa.

A poda começou no início de junho, quando foi feita a chamada de poda de afastamento, que retira galhos que estejam impedindo a iluminação pública. Também são observadas as condições fitossanitárias das plantas, checando se estão infestadas por cupins ou outros fungos que apodreçam os galhos. Em uma das árvores foi preciso fazer um poda mais drástica, retirando 50% da planta, para evitar queda de galhos.

Para vistorias técnicas em árvores localizadas nas áreas públicas urbanas, a Semam disponibiliza o telefone 3264 1680, o Disque Árvore, que funciona nas segundas, quartas e quintas-feiras.  Os técnicos abrem um protocolo, fazem vistoria observando a condição da planta e o tipo de poda que deve ser feita.

A Poda Programada segue as normas da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), considerando a arquitetura das árvores, respeitando seu crescimento e contribuindo para que se mantenham fortalecidas.

Pular para o conteúdo