Dia Mundial da Água
Técnicos da Prefeitura vistoriam rios da Capital e planejam ações de preservação
22/03/2021 | 14:00 | 1836
A Prefeitura de João Pessoa realiza fiscalização e monitoramentos periódicos nos rios que passam pela cidade bem como no entorno desses mananciais, com o intuito de preservação e também de realizar ações de recuperação dos danos ambientais. Nesta segunda-feira (22), quando se celebra o Dia Mundial da Água, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de João Pessoa, com apoio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), vistoriaram os principais rios da cidade.
Entre os rios que receberam a ação está o Gramame, onde os técnicos da Semam observaram que a água já estava mais escura e com a presença de vegetação do tipo aningas e baronesas. Segundo Cláudio Almeida, biólogo da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da secretaria, que acompanhou a vistoria, esse tipo de vegetação indica a presença agentes poluentes.
O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, lembrou que o Rio Gramame é muito importante para a população de João Pessoa. “Trata-se da nossa principal bacia hidrográfica, responsável pelo abastecimento de 60% da água consumida na área urbana da Grande João Pessoa. Estamos trabalhando para preservar e recuperar a qualidade dos nossos rios, com ações diárias de fiscalização e licenciamento ambiental rigorosos”, disse.
O chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo dos Santos, destacou que o objetivo das vistorias é avaliar como os rios que cortam o território de João Pessoa, que estão localizados em áreas urbanas e rurais, estão sendo impactados pelos agentes poluentes. “As vistorias de hoje são referenciais para os relatórios da Fiscalização e contribuem para traçar ações de preservação e recuperação ambiental nas áreas dos rios”, completou.
A equipe anda visitou a Estação de Tratamento de Água da Cagepa, onde é feita a captação de água do Rio Gramame, que é direcionada para bombas e distribuída para a população. Segundo Guilherme Brandão, químico da estatal que acompanhou as vistorias, a Estação tem capacidade para tratar até 4 mil litros de água por segundo e atualmente opera tratando 2 mil litros por segundo. No local onde funciona a Estação de Tratamento os técnicos da Prefeitura observaram a presença de ingazeiros, vegetação típica de mata ciliar, o que indica que a área está preservada e não há a presença de poluentes.
Outro ponto visitado foi no Engenho Velho, na divisa Conde/João Pessoa, na Ponte dos Arcos, acompanhando o curso do Rio Gramame. Neste ponto os técnicos observaram uma grande quantidade de vegetação cobrindo o leito do Rio, indicando a presença de poluentes.
Os técnicos ainda visitaram o Rio Cuiá, entre Mangabeira e Valentina, Rio Cabelo, Rio Laranjeiras, entre Colibris e José Américo e Rio Jaguaribe, nos trechos da Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Tancredo Neves e Bairro São José.
-
Texto: Jô Vital
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Dayse Euzébio -
Secretarias
semam -
Tags
dia mundial da água meio ambiente preservação ambiental rios de joão pessoa