Crime ambiental

Técnicos da Prefeitura identificam ligações de esgotos clandestinos no Centro e notificam responsáveis

09/02/2021 | 13:14 | 1348

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vistoriaram, nesta terça-feira, 9, o entorno do Parque da Lagoa e a área do Mercado Central, checando as redes de galerias pluviais e de saneamento. Durante a ação, foram identificadas duas ligações clandestinas no Mercado Central.

Equipes da Seinfra e Semam identificaram ligações clandestinas no Mercado Central

As ligações foram lacradas e os donos dos estabelecimentos notificados pela Semam, por infração ambiental. A vistoria, que se estendeu durante toda a manhã teve como objetivo identificar ligações clandestinas de esgotos, que causaram a morte de diversos peixes no Parque da Lagoa, segundo apontou o relatório da Superintendência de Administração do Meio ambiente (Sudema) ao constatar que a água foi contaminada.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo, explicou que a ação tem o objetivo de resolver um problema extremamente grave, em uma das áreas de lazer mais frequentadas pela população de João Pessoa e região metropolitana. “Estamos trabalhando num esforço concentrado, para que a água da Lagoa possa ser uma água saudável, limpa. Isso requer ação de fiscalização e responsabilização, de estrutura e também ação de educação ambiental, para que os donos dos estabelecimentos que estão lançando esgoto clandestino se conscientizem que estão cometendo uma infração ambiental grave”.

Técnicos da Semam identificaram que esgotos clandestinos desaguavam na Lagoa

Segundo o diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra, Rodrigo Pacheco, após a notificação da Semam a Seinfra fará o tamponamento onde foi localizada a ligação clandestina.  “Além dessa ação de identificação de ligações clandestinas a Seinfra fará a limpeza e recuperação das galerias e caixas coletoras do Mercado Central, mas será preciso fazer a reparação dos esgotos danificados”.

Pular para o conteúdo