Troca de conhecimento

Técnicos da Prefeitura fazem visita técnica ao hospital veterinário da UFPB, no município de Areia

22/07/2021 | 11:45 | 1445

Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Planejamento (Seplan) e Saúde (SMS), fizeram uma visita técnica nesta quarta (21), ao Hospital Veterinário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Agrárias, Campus II, na cidade de  Areia. A visita tem o objetivo de buscar subsídios e trocar experiências para a construção do futuro Hospital Veterinário de João Pessoa.

A equipe conheceu todas as instalações, parte técnica, tecnológica e operacional da estrutura, que funciona como um hospital escola, construído há mais de dez anos. Arthur Marcel Brasileiro, arquiteto da Divisão de Vistoria e Análise (Diva) da Semam, destacou a importância da visita para o aprimoramento do projeto  de João Pessoa. “Foi possível observar toda a estrutura, funcionamento dos blocos cirúrgicos que atendem animais de pequeno e médio portes e entender o fluxograma do prédio, acesso dos funcionários, acesso aos blocos. Observamos como a arquitetura do prédio privilegiou a iluminação e a ventilação do local. Sem dúvida foi uma experiência extremamente proveitosa para incorporarmos algumas das soluções do hospital de Areia ao futuro Hospital Veterinário de João Pessoa”, concluiu.

A equipe foi recebida por Alexandre José Alves e Simone Bopp, professores do curso de Medicina Veterinária da UFPB. O secretário executivo de Meio Ambiente da Prefeitura, Djalma Castro, destacou a importância da visita. “Foi extremamente enriquecedor conhecer a experiência do Hospital Veterinário de Areia, para entender a estrutura. Eles atendem tanto gatos como cachorros e também animais silvestres, além dos animais de médio porte, como cavalos e caprinos. Vamos poder replicar, no futuro hospital de João Pessoa, as experiências exitosas do Hospital Veterinário de Areia”, frisou.

Hospital Veterinário de João Pessoa – Os técnicos e arquitetos da Semam vêm trabalhando no planejamento e elaboração do projeto do hospital veterinário da cidade, seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV – Resolução 1275/2019). Para dar andamento às ações, foi instalada uma Comissão Técnica no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira. Esta Comissão elaborou um Termo de Referência que prevê todas as etapas e o planejamento do hospital veterinário, que vai funcionar no Bairro dos Estados.