Preservação
Técnicos da Prefeitura de João Pessoa fazem inspeção aérea no Rio Jaguaribe
01/10/2021 | 15:00 | 1460
Uma equipe formada por técnicos da Secretaria da Defesa Civil e do Programa João Pessoa Sustentável realizou uma nova inspeção aérea na cidade, na manhã desta sexta-feira (1). Desta vez, o sobrevoo percorreu toda a extensão do Rio Jaguaribe, com o objetivo de adquirir um melhor conhecimento da situação e trabalhar em prol de sua preservação, assim como da qualidade de vida dos pessoenses.
“O sobrevoo desta sexta servirá para se ter uma noção mais segura sobre o papel, a importância e necessidade da preservação do Rio Jaguaribe, como fonte de vida para cidade. É preciso consubstanciar o seu valor hidrográfico, social, econômico e ambiental, assinalando que ele é o único rio urbano do país, com nascente e foz na mesma urbe”, afirma o secretário da Defesa Civil, coronel Kelson Chaves.
O responsável pela pasta frisou que esse trabalho realizado atualmente será de uma importância tremenda em um futuro bem próximo, beneficiando não apenas os moradores das comunidades ribeirinhas. Dentro do programa João Pessoa Sustentável, está sendo elaborado o Plano para a Redução de Vulnerabilidades e Desastres para orientar, de forma planejada, ações de prevenção e combate às inundações, deslizamentos e outros transtornos.
“Temos trabalhado muito, procurado atender todas as demandas, mesmo diante de algumas dificuldades históricas. Temos nos esforçado para fazer bem feito, com dedicação, seriedade, dinamismo e honestidade, sempre na certeza de que estamos praticando a arte de bem servir, que é o nosso papel fundamental”, garantiu o secretário.
Quem representou o Programa João Pessoa Sustentável foi o professor Mário Jorge Freitas, responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá de base para a Unidade Executora do Programa (UEP). Na oportunidade desta visita do consultor à Capital paraibana, além de um diagnóstico da situação, estão sendo trocadas experiências muito positivas para a proteção e defesa da cidade.
A inspeção aérea foi realizada com a ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Segurança e da Defesa Social e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Primeiras Inspeções – No último dia 24, foi realizado um primeiro sobrevoo com uma equipe da Defesa Civil, juntamente com o professor Mário Jorge, com o objetivo de entender melhor a geografia da cidade, principalmente no quesito relacionado às barreiras da Capital. Juntamente com a Defesa Civil, o consultor Mário Jorge já havia percorrido por terra os locais de risco da cidade identificados e monitorados pelo órgão, para fazer um diagnóstico completo da situação.
“Houve muito apoio por parte da Defesa Civil. Fomos aos locais que já estavam pré-identificados como risco e fizemos um sobrevoo aéreo que permitiu também identificar quais são os principais sinais de risco e o nível de gravidade dos mesmos”, explicou o consultor.
De acordo com o especialista em desastres naturais, que lembrou que no Brasil vem acontecendo fenômenos e alterações climáticas antes não ocorridas no país, “os riscos identificados em João Pessoa são reversíveis. A situação não é caótica, mas merece atenção e há vontades e programas em ação para isso”, concluiu.
-
Texto: Kelyanne Carvalho
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Philipe Aires -
Secretarias
defesacivil joao-pessoa-sustentavel -
Tags
defesa civil inspeção João Pessoa Sustentável rio jaguaribe sobrevoo