Diversão para as famílias

Tardezinha Inclusiva promove 1º Baile ‘Pintando a Inclusão’ neste domingo

24/01/2025 | 14:00 | 87

Dedicado a celebrar a diversidade e a criatividade das crianças atípicas, a Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA), realiza o primeiro Baile ‘Pintando a Inclusão’, neste domingo (26), às 14h, dentro da programação de mais uma edição da ‘Tardezinha Inclusiva’. O evento é gratuito e vai acontecer no Centro Cultural de Mangabeira, na Avenida Josefa Taveira.

“Nossa equipe da Prefeitura de João Pessoa fica muito contente em abrir um novo ano administrativo de gestão com o nosso projeto Tardezinha Inclusiva. Realizamos essa experiência de interação social de crianças autistas já há três anos. Estamos agora entrando no quarto ano de atividade consecutiva e com resultados de excelência. As crianças e suas famílias nos contam do desenvolvimento que elas têm, do processo de interação social que constroem nessas atividades”, destacou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.

Marcus Alves lembra que a Prefeitura de João Pessoa mantém um trabalho cuidadoso com as crianças autistas nas escolas, com mais de dois mil cuidadores, e também na área de Saúde, desenvolvendo atendimentos e terapias. “A Funjope colabora com muitas crianças e suas famílias nessa promoção da interação social. A Tardezinha Inclusiva é um momento de encontro das famílias, das crianças, com outras crianças, um momento em que elas podem dançar, se divertir, interpretar poemas, cantar, participar de desfiles de moda, e as crianças autistas vão assumindo o seu próprio protagonismo. Isso é o fundamento da Tardezinha Inclusiva”, disse.

“A Tardezinha Inclusiva, no seu quarto ano, é um projeto pioneiro e transformador, criado para oferecer um espaço seguro e acolhedor para crianças autistas se expressarem e se desenvolverem por meio da arte e da cultura. Mais do que um evento, a Tardezinha tem sido uma ferramenta de inclusão, empatia e aprendizado mútuo, aproximando famílias e promovendo a valorização das singularidades de cada criança”, destaca Nik Fernandes, idealizadora do projeto.

Para Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo, entidade parceira da Funjope na realização da Tardezinha Inclusiva, esse é um evento importante na inclusão dos autistas de toda a Paraíba. “Nessa primeira edição de 2025 deixamos o convite à população. É um evento gratuito, aberto, para todas as pessoas que desejarem participar”, convida.

“Os nossos eventos acolhem crianças, adolescentes, adultos, muitos idosos, que são os avós dos autistas, porque são eventos para a família. Essa é a importância da Tardezinha Inclusiva, ela não acolhe só o autista, traz toda a família para participar, comemorar junto com seus netos, seus filhos, esse momento de inclusão pela arte e cultura, onde eles sobem ao palco, cantam, e aí está a importância do projeto”, complementou.

Programação – O Baile ‘Pintando a Inclusão’ vai ter apresentações da Turma Tá Blz, Kika, Baba Baby, Nay, Luiz Felipe, Ana Beatriz e Estela Louise, além de personagens e dos músicos Clara Bione, Camaleão Musical, Fernando do Acordeon e família.

A Tardezinha Inclusiva vai contar, ainda, com oficinas de pintura artística e outras atividades como Jogos de Tabuleiro, Feirinha Inclusiva, Salão de Beleza, Dentista e Escritório de Advogados.

Pular para o conteúdo