Planejamento

SMS reúne gestores de hospitais conveniados e discute rede de assistência em oncologia de João Pessoa

02/09/2019 | 15:48 | 2794

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu, nesta segunda-feira (2), gestores e médicos dos hospitais Napoleão Laureano, São Vicente de Paulo e Universitário Lauro Wanderley (HULW)/EBSERH, referências em diagnóstico e tratamentos oncológicos em João Pessoa, para discutir a oferta de atendimento, assistência, encaminhamentos, habilitação dos serviços, gestão de contratos e regulação dos usuários da rede pública de saúde.

A reunião com a rede de assistência em oncologia discutiu processos regulatórios, apreciação de dados e necessidades de cada instituição quanto aos cuidados dos pacientes que estão em tratamento do câncer e definição de comissão para debater e dialogar sobre as demandas e resultados dos fluxos de assistência junto à diretoria de regulação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Temos a preocupação em manter esse diálogo contínuo com os hospitais conveniados, que também são parceiros, porque temos que compreender o fluxo, compreender as necessidades específicas de cada instituição e, dentro de um modelo de gestão, criar estratégias para manter a assistência aos usuários de João Pessoa, sem prejuízos no tratamento”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário de municipal de Saúde.

Atualmente, em João Pessoa, dois hospitais são referência para assistência (consultas, cirurgias e tratamentos por meio de quimioterapia e radioterapia) em oncologia na rede municipal de saúde, dispondo de convênio realizado pelo Sistema Único de Saúde e gerido pela SMS.

“Temos o maior polo de assistência em saúde do Estado. Somos referência para tratamento de muitas patologias e, para que não haja um colapso, temos que dialogar em rede, gerenciar fluxo de assistência, principalmente quando se trata de pacientes de outros municípios. De mãos dadas com as instituições que compõem a rede SUS, temos que definir mecanismos e estratégias, além de garantir uma assistência eficiente e otimizada. É um engajamento de construção, união e coletividade”, disse o secretário.

Assistência especializada – Em 2018, os hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo realizaram 200,9 mil procedimentos em oncologia, computados pela Diretoria de Regulação entre quimioterapia, radioterapia, oncologia cirúrgica, procedimentos especiais, oncologia clínica e pediatria clínica especializada. Somente no período de janeiro a junho de 2019, já foram realizados cerca de 72 mil procedimentos.