Dialogando com profissionais

Secretaria de Saúde retoma reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS

15/08/2019 | 19:19 | 1631

Com o objetivo manter o diálogo com as categorias que representam os profissionais e qualificar cada vez mais o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) retomou nesta quinta-feira (15) os debates com a Mesa de Negociação Permanente. A reunião aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e contou com a participação de gestores e sindicatos.

O secretário Adalberto Fulgêncio ressalta que esse mecanismo busca estreitar o diálogo com cada categoria com a finalidade de melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho desses profissionais. “Sempre estamos abertos ao diálogo e, principalmente, a avaliar nossos processos de trabalho, sobretudo compreendemos que essas discussões auxiliam também na consolidação e manutenção do SUS. Quem ganha também é a população”, destacou.

Criada em 2013, a Mesa de Negociação é um espaço para a negociação com sindicatos. Para isso, a SMS recebe os representantes das categorias para ouvir suas reivindicações e a realidade do serviço que prestam aos usuários da rede municipal de Saúde.

De acordo com Marcelo Piraíba, presidente Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba (Sindacs-PB), é importante a retomada da mesa para avaliar problemas e necessidades que envolvem os trabalhadores no município. “Temos conquistas advindas dos diálogos da mesa de negociação e agora, com a retomada, esperamos ter novos rumos para que possamos evoluir e ter bons resultados para as categorias”, ressaltou.

Na proposta para reabertura ficou definida o calendário mensal para reuniões com as categorias, a reativação e recomposição da Mesa de Negociação Permanente do SUS e a criação de Comissão para avaliar e discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) das categorias.

Mesa de Negociação – Tem como objetivo qualificar cada vez mais o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca estabelecer um diálogo contínuo entre a gestão e os trabalhadores. Por meio deste canal, várias categorias profissionais já conquistaram redução de carga horária, melhorias salariais e de condições de trabalho.