Rede municipal

SMS realiza programação sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência nas escolas

18/02/2019 | 15:32 | 1353

D R T . R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar palestras em quatro escolas municipais da Rede Municipal de Educação, em conclusão à programação das atividades em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A programação vai seguir ao logo do ano, em diversas escolas, com o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre o tema de forma responsável.

A ação contará com palestras ministradas por profissionais do Programa de Saúde da Família para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. “Assim como muitos outros temas, é importante dialogar com os adolescentes assuntos que envolvem formação e a responsabilidade”, disse Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde. “Ao mesmo tempo, essas ações fortalecem a intersetorialidade entre saúde e educação, envolvendo aspectos como o desenvolvimento do corpo e o desenvolvimento intelectual”, completou.

Do total de 12.090 crianças que nasceram o ano passado, 13% (1.586) são filhos de mulheres com menos de 19 anos de idade, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa. Nos anos anteriores, a porcentagem de mulheres de que deram à luz na adolescência era maior: 14,1 % em 2017, 14,3 % em 2016, 15% em 2015, 15,7% em 2014 e 16% em 2013.

Semana Nacional – A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída no dia 3 de janeiro deste ano, por meio da Lei nº 13.798, com a finalidade de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas adolescentes as pessoas com idade de 12 até 18 anos.

Programação:

Dia 20/02 – Escola Municipal Darcy Ribeiro  (Funcionários II)

Dia 21/02 – Escola Municipal Tharcilla Barbosa Da Franca.  (Grotão)

Dia 21/02 – Escola Municipal Padre Pedro Serrão (Cristo)

Dia 27/02 – Escola Municipal Darcy Ribeiro  (Funcionários II)

Imagens: Ivomar Gomes