Discutindo o SUS

SMS realiza IV Fórum da Rede Escola com profissionais de saúde e de educação

27/09/2018 | 10:13 | 1867

Com perspectiva da troca de conhecimentos, experiências e reflexões entre os atores que estão envolvidos na formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta quinta-feira (27), o IV Fórum da Rede Escola para discutir a interprofissionalidade com profissionais da rede de assistência. O evento acontece às 13h, no auditório do CCM, da Universidade Federal da Paraíba.

O Fórum acontece anualmente e cerca de 150 pessoas entre estudantes, professores, gestores, trabalhadores da saúde e usuários do SUS do município participarão do evento, que nesta edição tem como tema ‘Educação Permanente em Saúde e Interprofissionalidade fortalecendo laços através da rede escola’.

“Trata-se de um momento em que podemos reunir diversos atores, com a possibilidade de atualizarmos nossos conhecimentos, bem como avaliarmos e refletir os processos contínuos de trabalho e de formação, possibilitando a identificação dos problemas e a elaboração de estratégias para a superação e resolutividade”, explicou a gerente da Educação na Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Kelly Cabral Teles.

O evento é destinado a professores e estudantes das instituições de ensino, bem como os preceptores e gestores da rede de serviços de saúde do município de João Pessoa. “O principal objetivo é promover espaços de trocas de conhecimentos e experiências de interação ensino, serviço e comunidade, com os demais componentes da rede escola, a fim de fortalecer a política de Educação Permanente na formação e no trabalho em saúde”, completou a gerente.

Rede Escola – A Rede Escola se inicia a partir de um movimento que articula o conjunto das Instituições de Ensino do município, equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), profissionais da atenção e movimento estudantil, na perspectiva de firmar parceria para constituir um espaço de aprendizagem permanente, uma ‘Rede de Serviço Escola’.

Tem o papel de planejar, pactuar e acompanhar os estágios, residências, pesquisas desenvolvidas nos cenários de prática, objetivando, principalmente, a transformação das práticas, e da organização dos serviços de saúde, e contribuir para a ordenação da formação dos profissionais para área da saúde.