Qualificando serviços
SMS realiza capacitação para profissionais que atuam nas salas de vacina
02/04/2019 | 14:22 | 2033
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, até a próxima sexta-feira (5), uma capacitação de atualização em salas de vacina para cerca de 400 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Atenção Básica, da rede municipal. Todas as orientações são repassadas aos profissionais das equipes de Saúde da Família, de acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde.
A capacitação tem a finalidade de informar, atualizar e disseminar normas e orientações relacionadas às atividades de imunização, além de procedimentos técnicos da sala de vacinação, tratando de temas como planejamento, monitoramento e avaliação para garantir o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais da rede municipal de Saúde que trabalham nas atividades de imunização.
Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), explica que além de atualizar os profissionais sobre as condutas e protocolos, é importante discutir e avaliar fatores que ocasionam baixa cobertura vacinal e, desta forma, traçar metas e ações que intensifiquem uma maior assistência no território.
“Temos um diálogo contínuo junto aos profissionais da rede. A capacitação de atualização é uma motivação para a melhoria dos processos de trabalho, com as trocas de experiências e, principalmente, onde podemos discutir e traçar ações de prevenção com qualidade”, informou Fernando Virgolino.
Centro de Imunização e sala de vacina – A vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir contra diversas doenças. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Imunização (CMI) e das Unidades de Saúde da Família (USF), oferta à população todos os imunobiológicos que integram o calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde.
A rede municipal de saúde conta com 110 salas de vacinação, que estão localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF), maternidades, Policlínicas Municipais de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Para ter acesso aos serviços de imunização, os usuários devem procurar a USF e, no caso de urgência, ir a uma unidade de referência.
Prevenção – Com a perspectiva de ampliar a assistência e garantir o cuidado preventivo na rede pública de saúde em João Pessoa, a Prefeitura Municipal, através da Seção de Imunização da Secretaria de Saúde, disponibiliza gratuitamente à população 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina. As vacinas são disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI).
Saiba quais vacinas fazem parte do calendário nacional de vacinação:
BCG (Bacilo Calmette-Guerin) – previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea
Hepatite B
Pentavalente – previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB
Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – previne poliomielite ou paralisia infantil
Vacina Oral Poliomielite (VOP) – previne poliomielite ou paralisia infantil
Pneumocócica 10 Valente – previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo;
dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) – previne difteria, tétano e coqueluche
DTP – Difteria, tétano e coqueluche
Rotavírus – previne diarreia por rotavírus
Meningocócica C – previne as meningite do soro tipo C
Febre Amarela – dose única (previne a febre amarela
Tríplice viral – previne sarampo, caxumba e rubéola
Pneumocócica 23 Valente – previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
Influenza – previne contra a gripe e suas complicações
Hepatite A
Varicela atenuada – previne varicela/catapora
HPV – previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais
Dupla Adulto – previne difteria e tétano
-
Texto: Secom-JP
Edição: Thadeu Rodrigues
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
saude -
Tags
capacitação Profissionais qualificação salas de vacina saúde vacina