Campanha

SMS realiza atividades em alusão ao Outubro Rosa na USF Quatro Estações, em Mangabeira

17/10/2018 | 16:08 | 1965

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar uma ação em alusão ao Outubro Rosa, nesta sexta-feira (19), das 7h às 11h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Quatro Estações, no bairro de Mangabeira. A atividade faz parte da programação da campanha em prevenção ao câncer de mama.

Durante toda a manhã, as mulheres terão acesso à requisição de mamografia, realização de exame citológico, palestra sobre saúde da mulher, auriculoterapia, ventosaterapia, corte de cabelo, design de sobrancelha, limpeza de pele, distribuição de mudas de plantas, sorteio de brindes e café da manhã especial.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, os serviços de atenção básica realizam ações de prevenção ao câncer de mama durante todo o ano, porém há um reforço no mês de outubro para alertar as mulheres sobre o tema. “O cuidado da mulher deve ser contínuo, pois geralmente ela é a referência do lar e quando ela cuida de si, está cuidando também de sua família. É muito importante que se previnam”, afirmou.

Como parte da Campanha, todos os distritos sanitários da rede municipal de saúde estão realizando um ‘Dia D’, dedicado a promoção à saúde, com mobilização e chamamento das mulheres. No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está sendo disponibilizado o agendamento com mastologistas, de forma espontânea, durante todo o mês de outubro e novembro.

Ação no Alto do Mateus – Nesta quarta-feira (17), as atividades em alusão ao Outubro Rosa foram voltadas para as usuárias da USF Alto do Mateus I. A ação contou com palestra sobre autocuidado, testes rápidos de IST, verificação de pressão arterial e glicemia, exame citológico, auriculoterapia, terapia holística e serviços de embelezamento.

Acesso aos serviços – O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia e, desde maio, o fluxo para a realização do exame foi simplificado pela SMS para facilitar o acesso ao serviço. A usuária deve se dirigir à sua USF de referência, onde passará por consulta médica ou avaliação com a enfermeira que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.

Em posse do encaminhamento, as mulheres podem optar entre fazer a marcação do exame por meio da USF ou dirigir-se diretamente aos serviços conveniados: Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paula ou para o Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC). As usuárias de outros municípios, pactuados com João Pessoa, podem ter seus exames agendados por meio das secretarias de saúde de onde residem.

Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ampliou a faixa etária das mulheres que podem ter acesso aos exames de mamografia. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade para mulheres com 40 a 74 anos.

Programação dos ‘Dias D’ da Campanha Outubro Rosa:

24.10 – USF Saúde para Todos – Bairro dos Novais (Distrito Sanitário I)

26.10 – USF Integrando Vidas – João Paulo II (Distrito Sanitário II)

31.10 – USF Bessa – Bairro do Bessa (Distrito Sanitário V)