Serviços

SMS realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

12/06/2019 | 16:56 | 2454

D R T . R J . 15855 . Ivomar Gomes Pereira.

A Policlínica do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, realizou nesta quarta-feira (12), na Usina Cultural da Energisa, uma atividade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. Nesta quinta-feira (13), a partir das 8h, haverá uma ação no Parque da Lagoa com serviços voltados a este público.

De acordo com Maria José Carneiro, coordenadora da Policlínica do Idoso, a finalidade do 1º Fórum Sobre o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa é criar um diálogo não apenas com o idoso, mas também com os cuidadores e profissionais de saúde que trabalham com este público. “Nossa proposta é uma reflexão através das palestras, que abordaram diversas formas de violência contra a pessoa idosa”, afirmou Maria José.

Durante a programação, psicólogos e advogados explanaram sobre temas relacionados às violências física, verbal, psicológica, medicamentosa, financeira e patrimonial. “É importante conscientizar as pessoas de que o lugar do idoso é dentro da família e não fora dela. É necessário que a família esteja preparada para lidar e conviver com o envelhecer da pessoa idosa”, destacou Irene Delgado, coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso da SMS.

Aproximadamente 200 pessoas participaram da atividade e uma delas foi a dona de casa Antônia Barbosa. “Eu ainda sou uma pessoa ativa e procuro sempre ocupar o meu dia, assim como também cuidar da minha saúde. Mas sei de casos de famílias que acabam negligenciando o idoso dentro de casa, até mesmo sem perceber. Por isso, acho muito importante esclarecer também os familiares e cuidadores”, disse.

D R T . R J . 15855 . Ivomar Gomes Pereira.

Ação no Parque da Lagoa – Ainda em alusão à data, a SMS vai participar de uma ação promovida pelo Conselho Municipal do Idoso. A atividade acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 8h, na Praça das Acácias, localizada no Parque da Lagoa. Durante a ação, serão oferecidos serviços como direcionamentos do Conselho do Idoso e da Delegacia do Idoso, orientação nutricional e de saúde bucal, verificação de pressão arterial e apresentação cultural.

Saúde do Idoso – Para atender a população idosa, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza um serviço especializado na Policlínica do Idoso. Para ter acesso aos serviços ambulatoriais, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, para que seja encaminhado. No caso de especialidades, o usuário pode se dirigir diretamente o serviço. A unidade está localizada na Praça Caldas Brandão, em prédio anexo ao Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone é 3214-2863.

Movimento Internacional – O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.