Cuidando da Saúde

SMS realiza ações preventivas em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis

18/10/2018 | 16:03 | 2126

D R T . R J .15855. IVomar Gomes Pereira.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, lembrado no terceiro sábado do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realiza ações de orientação e prevenção da doença, com testagens rápidas, palestras e rodas de conversa. As atividades acontecem no próximo sábado (20), a partir das 18h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

“Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde, e o paciente costuma ser curado rapidamente”, disse Maria Clarice Rocha Pires, coordenadora da seção de IST/AIDS da SMS.  “O importante é a pessoa que se colocou em alguma situação de risco, por não ter usado preservativo durante as relações sexuais, procurar um serviço de saúde e fazer o exame para receber o diagnóstico, poder se tratar e, principalmente, não passar a doença a diante”, completou.

O evento conta com a parceria do Fórum ONG/Aids, da Organização não-governamental (ONG) Cordel Vida e da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros).

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). No primeiro e segundo estágio da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo, com uma pessoa infectada ou, da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. Neste caso, chama-se sífilis congênita.

O tratamento para sífilis mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença.

Serviço – Em João Pessoa, as testagens rápidas para sífilis são realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizada na Policlínica Municipal Jaguaribe.