Acessibilidade

SMS promove atendimento à comunidade surda com o projeto ‘Mãos que multiplicam saúde’

26/09/2020 | 08:00 | 1132

Este sábado, 26 de setembro, é uma data muito importante para a comunidade surda, pois é o Dia Nacional do Surdo, onde são relembradas as lutas por dignidade e cidadania para essas pessoas. Sabendo da importância em melhorar as condições de vida, trabalho, educação e saúde dos surdos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do seu projeto ‘Mãos que multiplicam saúde’, promove capacitações para sua equipe multiprofissional como objetivo de tornar os atendimentos acessíveis para seus usuários.

Rosângela Lima, intérprete de libras da SMS, explica que o projeto existe desde 2014 e tem o objetivo de acolher os surdos na área da saúde de forma humanizada. “Para que isso aconteça, nós promovemos cursos de libras na rede de saúde para que os funcionários prestem o atendimento da melhor forma possível”, destaca.

Ao todo, a rede possui mais de 200 profissionais capacitados espalhados nas policlínicas, UPAs, Ouvidoria da Saúde e USFs. O projeto envolve acompanhamento dos surdos na Atenção Básica, em serviços de urgência, acompanhamento em partos e pré-natal, consultas com especialistas, farmácia e regulação.

Mãos que Multiplicam Saúde – É uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa na perspectiva de incluir a população surda nos serviços do município. Esse projeto é coordenado pela área técnica da pessoa com deficiência, sendo composto por quatro intérpretes de libras e tendo como finalidade a difusão do conhecimento das libras, buscando o fortalecimento da rede de atenção à pessoa com deficiência, através da inclusão.

Com a quarentena, algumas atividades do projeto foram suspensas, mas regularmente são promovidas atividades educativas nos serviços de atenção básica e especializada, com foco na prevenção e promoção da saúde. Os intérpretes também participam de reuniões nos distritos sanitários para sensibilizar as equipes sobre a inclusão dos surdos nos serviços de saúde. Nessas reuniões também há espaço para divulgar e orientar sobre fluxos para o atendimento em saúde com o acompanhamento de intérprete.

Pular para o conteúdo