Novembro Azul

SMS promove ação voltada à saúde dos homens em Mangabeira I

18/11/2021 | 12:04 | 727

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova União do Distrito Sanitário III e a Área Técnica de Saúde do Homem, promoveu, nesta quinta-feira (18), uma manhã de cuidados voltados à saúde da população masculina residente no bairro de Mangabeira I. A atividade aconteceu na Associação de Moradores do Prosind e contou com a participação de cerca de 500 pessoas.

Durante a ação foram disponibilizados atendimentos médicos, encaminhamentos para realização de exames e PSA, avaliação de saúde bucal, realização de testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), testagem para Covid-19, atualização vacinal, além de serviços como auricoloterapia, massagem e corte de cabelo.

Para o diretor geral do Distrito Sanitário III, Edizio Cruz, a ação é de suma importância para o cuidado da saúde familiar. “O homem com a saúde em dia se torna mais saudável para o trabalho e o cuidado de sua família como um todo, por isso é de extrema importância reforçar esse cuidado. Embora a prioridade seja os homens, nossa ação é aberta a todos. Queremos chegar mais perto das pessoas, levar nossa assistência para mais perto de suas casas”, comenta.

Programação – Durante este mês, serviços da rede municipal de saúde estão realizando atividades em combate ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. A campanha ‘Novembro Azul Sempre’ conta com atividades na Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF) e ações nos serviços de Atenção Especializada como as policlínicas municipais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Também na programação da campanha, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vai promover, neste sábado (20), o Dia D da Saúde do Homem, ofertando 400 consultas com médicos urologistas para homens a partir de 18 anos de idade. Os atendimentos acontecerão mediante agendamentos que deverão ser realizados nas USFs e na recepção do Hospital Santa Isabel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.