Setembro Amarelo

SMS promove ação em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10/09/2018 | 16:32 | 1828

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta segunda-feira (10), na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, no bairro do Cristo, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A atividade foi o Dia D do Distrito Sanitário II dentro da programação da Campanha Setembro Amarelo, que acontece em diversos serviços da rede municipal.

O evento foi marcado por depoimentos de usuários de grupos de saúde mental sobre situações relacionadas à depressão e tentativas de suicídio. “Promover as ações do Setembro Amarelo nos territórios tem sido uma experiência muito rica porque cada região tem sua peculiaridade. A gente aprendeu muito hoje com os usuários do Caps, que relataram como superaram esse problema da tentativa de suicídio e atualmente estão sendo acompanhados por profissionais de saúde mental”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta de Saúde.

A programação contou também com apresentação teatral sobre a temática, rodas de conversa envolvendo profissionais e usuários, terapia comunitária, atendimento psicológico, auriculoterapia, florais, técnicas de relaxamento, biodança, poesias e apresentação musical do grupo Batucaps, formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) David Capistrano.

Este ano a campanha da SMS teve início no dia 5 de setembro com o tema ‘Vamos quebrar o silêncio’ e busca falar sobre a valorização da vida, dialogar e acolher as pessoas. Ao longo do mês, cada distrito sanitário da Rede Municipal de Saúde terá um Dia D de atividades. Além disso, as USFs e os Caps também desenvolverão atividades de promoção à campanha junto a seus usuários e profissionais.

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Confira a programação do Setembro Amarelo:

19/09: USF São José (Bairro São José – Distrito Sanitário V) – 9h

26/09: USF Nova Conquista (Alto do Mateus – Distrito Sanitário I) – 9h