#NovembroAzul

SMS possui linha de cuidados voltada à saúde do homem

01/11/2018 | 12:50 | 2084

D R T > R J . 15855.

Neste dia 1° de novembro é celebrado o Dia da Saúde do Homem, data que reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata, por meio da Campanha Novembro Azul. Mas na Rede Municipal de Saúde, as ações e serviços de promoção e prevenção da saúde voltada ao público masculino acontecem durante todo o ano.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica em Saúde do Homem, tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos. Essa linha de cuidado trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina.

O coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, explica que culturalmente o homem resiste em cuidar de si e de sua saúde, e isso vem contribuindo para índices cada vez maiores de agravos e danos à saúde desse homem.

“Os homens apresentam mais fatores comportamentais de risco do que as mulheres, o que determina maior morbimortalidade por doenças crônicas. A partir dessa perspectiva, buscamos elaborar e executar ações e serviços que fortaleçam o cuidado com a saúde do homem evidenciando os fatores de risco no adoecimento por doenças crônicas”, disse Késsio Brito.

Os serviços ofertados à saúde do homem estão distribuídos por toda a rede, desde a Atenção Básica com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), até a Atenção Especializada nas Policlínicas e Rede Hospitalar ofertando consultas especializadas em urologia e proctologia, cirurgia para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.

“Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes. Não é por nunca ter tido um problema de saúde que não precisa haver o cuidado. Nessa perspectiva buscamos trazer cada vez mais os homens para dentro dos serviços, para que os cuidados clínicos façam parte da rotina e que esse cidadão pense de forma preventiva e não espere o adoecimento para procurar um médico”, explicou Késsio Brito.

Novembro Azul – A campanha busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

O coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem disse que durante o Novembro Azul há a intensificação para as ações de conscientização e o cuidado integral, com esforço de convocar este público para uma visita nos serviços de saúde. Mas durante todo o ano o homem encontra assistência na Rede Municipal de Saúde.

“Não se trata de uma campanha exclusiva de prevenção ao câncer, é um momento que os profissionais de saúde e a sociedade em geral se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno”, destaca o coordenador. “É importante também que o homem possa buscar se conhecer e se tratar de forma integral, como cuidados com a obesidade, problemas de pressão, diabetes, entre outros”, completou.

Esse ano a abertura oficial da Campanha Novembro Azul acontece no dia 7 de novembro, com uma ação de promoção à saúde do homem na Unidade de Saúde da Família (USF) Viver Bem, localizada no bairro do 13 de Maio.