Setembro Amarelo

SMS participa de discussão sobre a prevenção e combate ao suicídio

03/09/2019 | 18:13 | 978

D R T .R J .15855. Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa participou, nesta terça-feira (3), de um evento alusivo à campanha Setembro Amarelo para discutir políticas públicas de prevenção e combate ao suicídio. A atividade é uma realização do Ministério Público da Paraíba e aconteceu no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Durante o evento, foi enfatizada a importância das ações de prevenção, assistência e posvenção em situações que envolvem o suicídio e tentativas. Ainda na atividade, foram apresentados o novo fluxo e encaminhamentos para pessoas que tentaram o suicídio e suas famílias.

Para o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio, é importante discutir sobre o suicídio sem preconceito. “Infelizmente, o adoecimento mental acontece por diversos fatores e está cada vez mais inserido nos dias atuais. Nós, como profissionais de saúde, trabalhamos para identificar, diagnosticar, cuidar e tratar da população. Fazemos um trabalho contínuo para esse tipo de assistência e temos o Setembro Amarelo como uma mobilização da rede e deve ser uma mobilização de todos”, afirmou.

A rede municipal de saúde foi representada por gestores de diversos setores e serviços que atuam na assistência à prevenção ao suicídio, desde a atenção básica, com atenção especializada, hospitais e serviços de urgência e emergência.

“Esse é um evento extremamente importante, pois esse é um tema que precisa ser cada vez mais debatido entre os órgãos públicos e junto à população. Os números de suicídio têm crescido e precisamos mudar essa realidade cuidando das pessoas. A participação dos profissionais da nossa rede assistencial é fundamental para que eles tenham o conhecimento do novo fluxo que será adotado e, assim, estarem aptos a acolher e encaminhar esses usuários de forma correta, além de prestar um melhor atendimento a essas pessoas e seus familiares”, afirmou Ana Giovana, secretária adjunta da SMS.

D R T .R J .15855. Ivomar Gomes Pereira.

Além da SMS e MPPB, participam do evento o Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS), Coordenação da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFPB, Coordenação da Residência Médica em Psiquiatria do HULW, Associação Paraibana de Psiquiatria, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Polícia Científica (IPC), Conselho Regional de Psicologia (CRP13-PB), Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho e o Hospital da Unimed Alberto Urquiza Wanderley.