Dia Mundial

SMS participa de ação no Busto de Tamandaré em combate ao fumo

30/05/2019 | 10:37 | 1436

D R T. R J.15855 Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai participar, nesta sexta-feira (31), de uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Fumo. A atividade é realizada pelo Comitê de Tabagismo da Paraíba e acontecerá das 6h às 9h no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Durante a ação serão ofertados ao público diversos serviços de prevenção ao tabagismo: tai chi chuan, alongamento, aeróbica e outras atividades físicas; além de testes Fargerstrom, monoximetria, espirometria e glicemia; aferição de pressão arterial, avaliação de índice de massa corporal e distribuição de material informativo.

De acordo com Niviane Ribeiro, técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, o tabagismo é um fator de risco importante para o desenvolvimento de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. “As doenças pulmonares são uma das maiores preocupações que causam incapacidade e morte prematura. Por isso, trabalhamos de forma a prevenir os riscos do tabagismo à saúde e minimizar os impactos decorrentes do tratamento das doenças relacionadas”, afirmou.

Serviço – Para prestar assistência às pessoas que querem parar de fumar, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de um serviço especializado para o tratamento do tabagismo. Para ter acesso ao serviço, qualquer pessoa pode procurar um dos seguintes locais: Policlínica Municipal Cristo, Policlínica Municipal Jaguaribe, Policlínica Municipal Mandacaru, Centro de Atenção Psicossocial David Capistrano (no Rangel) e Unidade de Saúde da Família (USF) do Bessa.

Dia Mundial de Combate ao Fumo – Comemorada no dia 31 de maio, a data foi idealizada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A campanha também visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadoras do tabagismo.

Comitê – O Comitê de Tabagismo da Paraíba é formado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (SEE); Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa); Associação Médica da Paraíba; Sociedade Paraibana de Cardiologia; Sociedade Brasileira de Pneumologia de Tisiologia; Ligas de Pneumologia e Cardiologia, Clínica Pulmonar e os planos de saúde Geap, Cassi, Afrafep e Unimed.