Carnaval de Boa

SMS orienta sobre cuidados com crianças durante as festas de Carnaval

25/02/2019 | 11:19 | 1764

O período de Carnaval é sinônimo de alegria e diversão, mas para aproveitar bem a festa é preciso uma atenção especial com a saúde, principalmente dos pequenos. Por isso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientam sobre alguns cuidados para que assim toda a família possa curtir da melhor maneira as festividades.

Um dos principais cuidados é com a alimentação, uma vez que a maioria dos blocos de Carnaval acontecem na rua. A gerente de Vigilância Sanitária de João Pessoa, Eliane Navarro, lembra que é importante estar atento ao produto que irá consumir e as condições do local onde está sendo ofertado o alimento.

“A má conservação de alimentos favorece a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar e causar prejuízos ao consumidor e a ingestão de alimentos embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada pode causar infecções alimentares e outros danos à saúde, principalmente nas crianças”, alerta Eliane Navarro.

“É normal que as crianças peçam comida durante as festas, mas não podemos deixar que elas comam qualquer coisa, por isso os pais ou responsáveis devem observar se o local onde os ambulantes estão instalados está em boas condições de higiene; observar também a higiene do manipulador de alimentos, se ele está usando bata, gorro ou touca e se os produtos expostos à venda estão protegidos contra insetos e poeira, entre outros detalhes como a refrigeração de determinados alimentos e o uso de estufa em temperatura correta para os alimentos”, orienta a gerente da Vigilância Sanitária.

Além da alimentação, é necessário manter a hidratação constante tanto das crianças, quanto dos adultos, devido às altas temperaturas do período e aglomeração de pessoas, conforme explica a nutricionista da SMS, Lívia Thaís. “Devemos aumentar o consumo de líquidos e alimentos ricos em água para que nosso corpo esteja sempre hidratado, uma vez que as altas temperaturas dessa época do ano fazem com que nosso organismo perca água com mais frequência”, explica.

A médica pediatra e diretora geral do Hospital Municipal Valentina, Carmem Gadelha, alerta para produtos que possam causar alergias e infecções na pele, como as famosas espuminhas, glitter e maquiagens.

“Nesse período de Carnaval é normal permitir que as crianças brinquem com os sprays de espuma e até talco e maisena, mas os pais devem estar atentos e não permitir o contato com os olhos, nariz e boca, já que esses itens podem causar uma reação alérgica e a aspiração é prejudicial à saúde. Também se deve evitar o uso de maquiagens e glitter, já que muitos são tóxicos, não recomendados para o uso na pele de crianças e possíveis de desencadear um processo dermatológico alérgico”, alerta a pediatra.

“Devemos priorizar roupas leves, lembrar de hidratar-se constantemente, alimentar-se bem, mas não em exagero, usar protetor solar e, se possível, não permitir que as crianças brinquem com esses itens citados, mas se assim for que seja com bastante cuidado e moderação”, conclui Carmem Gadelha.

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado ou outro tipo de urgência, as crianças podem ser atendidas em uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá), Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho) e Bancários (UPA-E).

Contato – No caso do cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, através do Disque Denúncia, pelo telefone 0800-281-4020 ou 3214-7922.

HMV – As crianças de João Pessoa têm um hospital público da rede municipal referência na assistência infantil de urgência e emergência, assim como no tratamento clínico e terapia intensiva. O Hospital Municipal Valentina (HMV) atende crianças a partir de 28 dias até menores de 16 anos. Recém-nascidos recebem assistência hospitalar no Instituto Cândida Vargas (ICV).

As crianças atendidas no HMV contam com uma equipe multiprofissional, formada por médicos intensivistas, pediatras, anestesiologistas, psiquiatra, otorrinolaringologista, médico regulador, médico do trabalho, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, entre outros.

Com uma média de seis mil atendimentos mensais, o hospital possui 70 leitos, incluindo leitos de internação, pronto-atendimento, isolamento, pós-operatório e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.