Atendimento

SMS oferta assistência completa em casos de infecções sexualmente transmissíveis

18/07/2019 | 15:16 | 4858

D R T . R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

A realização de um teste rápido é a forma mais prática para descobrir se há alguma infecção sexualmente transmissível (IST) em nosso corpo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa oferta regularmente em seus serviços a realização de testes rápidos para HIV/Aids, hepatites B e C e sífilis, além de consultas especializadas, tratamento e outros procedimentos relacionados às IST.

É no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) onde, além dos testes rápidos, são realizados atendimento médico especializado de Infectologia, Urologia, Proctologia e Clínico Geral, direcionados para as IST; cauterização química em lesões de HPV; além da sala de vacina. Também são dispensados medicamentos antirretrovirais para pacientes com diagnóstico positivo para o HIV, doenças oportunistas e demais medicações voltadas para as infecções sexualmente transmissíveis.

No centro, o paciente também é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis. “O atendimento inicial é realizado através de uma escuta qualificada por uma equipe multiprofissional que, de acordo com a sintomatologia, fará o encaminhamento para o procedimento devido”, explica Lucas Veloso, coordenador do SAE/CTA.

Em 2018, o SAE/CTA realizou 50.519 atendimentos, entre testes realizados, consultas médicas e procedimentos. Número superior ao ano de 2017, quando foram realizados 32.919 atendimentos, um aumento de 53,46% nos procedimentos realizados.

D R T . R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Para Lucas Veloso, diretor do SAE/CTA, o aumento expressivo nos procedimentos realizados comprova o resultado do trabalho em equipe realizado pelo serviço e a ampliação da assistência ofertada à população.

O teste rápido é realizado através da punção da polpa digital e o resultado sai em aproximadamente 20 minutos. Caso o teste rápido dê positivo, o usuário recebe o tratamento no próprio SAE/CTA. Já as gestantes portadoras do HIV/Aids são acompanhadas no serviço de Assistência Especializada Familiar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Para ter acesso aos serviços do SAE/CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O serviço funciona das 7h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Policlínica Municipal em Jaguaribe.

O usuário também pode realizar testes rápidos disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família e nas Policlínicas Municipais, antigos Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais). Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informe que gostaria de fazer o exame.

Pular para o conteúdo