Rede de Atenção Psicossocial

SMS oferece diversos serviços de apoio e tratamento da saúde mental

09/09/2020 | 12:15 | 702

D R T R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Sabendo que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece, por meio da Rede de Atenção Psicossocial, vários serviços de apoio e tratamento para seus usuários, durante todo o ano. Ao todo são quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), a Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), três residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais.

Com exceção da Unidade de Acolhimento Infantil e a residência terapêutica, todos os serviços são de demanda espontânea. A UAI é referência para o CAPS i e atende crianças e adolescentes, de 3 a 18 anos, que apresentam transtornos psicóticos, neuróticos e usuários de substancias psicoativas. Já na residência terapêutica, são encaminhados usuários com transtornos mentais de longa permanência provenientes de hospitais psiquiátricos e sistema prisional.

Para ser atendido nos demais CAPS, a família ou o próprio paciente podem procurar diretamente os serviços ou ser encaminhado por alguma Unidade de Saúde da Família (USF). Após o primeiro contato, feito através de triagem, o usuário é encaminhado para o tratamento mais adequado, seja no CAPS ou em outro serviço da Rede Municipal de Saúde, onde receberá todos os cuidados necessários.

Não deixe para depois – Especialistas alertam que ignorar a saúde mental e deixar para tratar depois, pode dificultar a vida do paciente e trazer implicações de curto, médio ou até mesmo longo prazo. “Não se pode deixar para depois, ao menor sinal de problema, o usuário deve procurar o profissional em nossos serviços para que eles façam o diagnóstico adequado”, explicou Alessandra Cruz, coordenadora da área técnica de Saúde Mental da SMS.

Aproveitando o mês de setembro no qual é feito campanhas de conscientização e alerta às pessoas sobre o suicídio, os serviços da Rede Municipal de Saúde promovem ações para alertar as pessoas da importância do escutar o outro, como também gerar maior acolhimento em suas unidades, pois sabem que isso faz toda a diferença para uma pessoa que passa por algum tipo de sofrimento mental.

Além dos serviços já citados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser atendidos nas Policlínicas Municipais, que possuem acompanhamento psicológico e psiquiátrico, localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira, como também a Policlínica da Pessoa Idosa.

Pular para o conteúdo