Vacina contra gripe

SMS já imunizou mais de 72% da população contra a Influenza e alerta para a importância da vacinação

27/05/2019 | 17:36 | 1972

D R T . R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertam para o aumento no número de casos de gripe com evoluções para o quadro de pneumonia, bronquite e outras doenças respiratórias por falta de imunização. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, no dia 10 de abril, a SMS já imunizou 72,04%, o que corresponde 151.735 mil pessoas.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (31) com a meta de imunizar 90% (190 mil) do público alvo. Para alcançar a meta, o governo municipal realizou uma mobilização sábado passado (25), disponibilizando mais de 100 postos de imunização. Ficaram abertas todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunizações (CMI) para receber as pessoas que integram os grupos prioritários. No próximo fim de semana, uma nova mobilização vai ocorrer.

“No próximo sábado (1º), estaremos com todas as Unidades de Saúde da Família abertas para vacinar contra a gripe, além das ações nos Centros Espiritas. Já no dia 2, domingo, no período da manhã, estaremos nos templos católicos e evangélicos, em pontos estratégicos determinados por cada congregação, com objetivo de garantir o bloqueio contra a doença do público alvo da campanha”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Aqueles que ainda não se vacinaram poderão procurar a USF mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira.

D R T . R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira.

Grupos de risco – São considerados grupos de risco, pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.