Saúde na Folia

SMS garante serviços de assistência, prevenção e fiscalização durante as Muriçocas do Miramar

20/02/2020 | 07:00 | 887

D R T .R J 15855 Ivomar gomes Pereira.

Para garantir a assistência da população pessoense e dos turistas que vieram prestigiar as prévias carnavalescas, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) disponibilizou equipes que realizaram trabalhos preventivos e de urgência nos principais circuitos do Carnaval de Boa, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope).

Nesta quarta-feira (19), profissionais da seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais, da Vigilância Sanitária e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, em pontos estratégicos no Bloco Muriçocas do Miramar.

“O bloco Muriçocas do Miramar é uma festa tradicional na cidade, tido como o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do país e a Secretaria de Saúde, assim como em outras edições esteve presente promovendo a saúde e o cuidado com a população. Além do serviço de urgência na assistência representado pelo Samu, temos intensificado as orientações para os cuidados com as ISTs, com a distribuição de preservativos e orientando sobre os serviços para diagnóstico e tratamento no município”, informou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa.

Durante o evento, o Samu realizou 16 atendimentos e foram necessárias duas remoções para unidades de referência hospitalar. Foram 12 atendimentos clínicos, duas vítimas de quedas e duas vítimas de agressões.

Já os profissionais da seção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e Hepatites Virais fizeram a distribuição de cerca de 50 mil preservativos masculinos e femininos e 39 mil unidades de géis lubrificantes. “As equipes itinerantes estão mobilizadas durante todas as prévias carnavalescas e blocos no período do Carnaval com orientações e ações preventivas, com a distribuição de preservativos e géis lubrificantes. A população deve brincar o Carnaval e lembrar que sexo seguro, só com preservativo”, disse Clarisse Pires, coordenadora do serviço.

Os técnicos da Vigilância Sanitária também estiveram na Via Folia fiscalizando comércios ambulantes. Os segmentos inspecionados foram barracas de espetinhos, de bebidas, de lanches, de caipifrutas e cachorro-quente.

D R T .R J 15855 Ivomar gomes Pereira.

Plano de Assistência do Samu – Na sexta-feira (21), no bloco do Cafuçu, duas ambulâncias extras tipo USB estarão instaladas na Praça Dom Adalto, onde acontece o bloco.

Para o Carnaval no Centro Histórico o SamU disponibilizará uma USB descentralizada para cada bloco. No sábado (22), no Bloquinho no Parque, a Unidade de Suporte Básico estará no Parque da Lagoa. No domingo (23), no Bloco Tome Ladeira, a USB estará localizada na Av. General Osório e, na segunda (24), no bloco Bota pra Descer, a ambulância estará instalada na Casa da Pólvora.

Já para o Carnaval Tradição, que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, uma Unidade de Suporte Básico descentralizada estará fixa na Av. Ministro José Américo de Almeida, a Beira Rio.

Ao todo 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorrista e coordenadores atuarão nas festividades. Além disso, serão instalados cinco postos médicos e estarão disponíveis para prestar socorro 23 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), duas ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), seis duplas de motolâncias e cinco veículos de apoio.