Manhã desta sexta

SMS e Sedes promovem ação para população em situação de rua no Centro da Capital

11/04/2019 | 18:13 | 1750

D R T . R J . Ivomar Gomes Pereira.

As Secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizarão uma ação para atendimento à população em situação de rua. As atividades serão realizadas em conjunto com a Pastoral de Rua e acontecem nesta sexta-feira (12), das 8h às 12h, no Mosteiro de São Bento, no Centro da Capital.

Serão ofertados serviços de saúde como atendimento médico; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; verificação de glicemia e pressão arterial; vacinação, auriculoterapia, argiloterapia e atendimento odontológico. Além disso, também haverá atividades como roda de capoeira e apresentação circense.

“Queremos cada vez mais desenvolver esse trabalho intersetorial e unir esforços com a Pastoral de Rua, comunidades religiosas e sociedade civil para vencer o preconceito, garantir a dignidade humana e o resgate da cidadania dessa população”, disse Luana Alves, coordenadora do Consultório na Rua.

Serviço – O Consultório na Rua presta atenção integral à saúde da população em situação de rua no município de João Pessoa. As equipes são itinerantes e multiprofissionais formadas por enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e agente social, que realizam atendimento no próprio espaço de rua e desenvolvem ações compartilhadas e integradas à rede de saúde e intersetorial. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Além do Consultório na Rua, outros serviços da rede municipal, como Ruartes, Centro POP e Casas de Acolhida, atendem diariamente a população em situação de rua.