Cerest

SMS disponibiliza serviço para cuidado e tratamento da saúde do trabalhador

14/08/2018 | 15:46 | 2371

Para cuidado e tratamento da saúde do trabalhador, bem como prevenção de acidentes de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) dispõe do Cerest, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador. O serviço desenvolve ações de fiscalização dos ambientes e processos de trabalho e disponibiliza atendimentos especializados aos trabalhadores.

O Cerest funciona dentro do Centro de Atenção Integral à Saúde de Jaguaribe (Cais Jaguaribe) e, além de João Pessoa, o espaço realiza acolhimento e ações conjuntas com 64 municípios da Paraíba localizados no litoral norte e sul, brejo e parte do agreste.

Para ser atendido, o trabalhador precisa apresentar Cartão do SUS, xerox de exames, atestados, laudos e pareceres médicos já realizados na rede de saúde pública e/ou privado, comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovantes de afastamentos previdenciários. Esses documentos têm como finalidade municiar a equipe técnica de informações necessárias para emissão de parecer que é a confirmação da relação saúde, trabalho e doença.

“É por meio das ações de vigilância em saúde do trabalhador que podemos intervir nas condições de riscos, buscando eliminá-los, controlá-los e atenuá-los, evitando assim novos adoecimentos”, explica Kleber José, coordenador do Cerest.

No centro, o atendimento é realizado em duas consultas. Na primeira, o trabalhador é atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizam a escuta qualificada sobre a história do trabalho e da doença. No segundo atendimento, o trabalhador é recebido pelo médico do trabalho, que, munido da história ocupacional e clínica, passa a aprofundar os processos de investigação a partir dos protocolos clínicos.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador também desenvolve atividades de fiscalização direcionadas à prevenção e promoção da saúde. Essas ações incluem: parceria com a Vigilância Sanitária sobre condições insalubres de trabalho; inspeções nos ambientes e processos de trabalho a fim de evitar danos à saúde dos trabalhadores; investigação de mortes por acidentes de trabalho, articulando a rede de proteção através do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, envolvendo as representações sindicais e suas centrais; e notificação de acidentes de trabalho.

Serviço – O Cerest está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, bairro de Jaguaribe – dentro do Cais Jaguaribe. Para o agendamento da consulta, o usuário deve ligar para o número 3218-7114 ou ir pessoalmente à sede do serviço.