Mãos que multiplicam saúde

SMS conclui capacitação em libras para profissionais da UPA Bancários

15/05/2019 | 16:43 | 2438

D R T .R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O projeto ‘Mãos que multiplicam saúde’, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conclui nesta quinta-feira (16), às 9h, a formação da turma de intérpretes na Língua Brasileira de Sinais (libras) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Bancários. Ao todo, mais de 200 profissionais da Rede Municipal de Saúde já foram capacitados para a comunicação com os usuários surdos nos serviços.

De acordo com Rosângela Lima, assistente social e facilitadora do curso, já foram qualificados profissionais em todas as unidades de pronto atendimento de João Pessoa. “É muito importante que os serviços de urgência possam contar com a cooperação de profissionais que tenham ao menos uma noção da linguagem de sinais para oferecer o atendimento mais adequado ao usuário surdo que necessite do serviço”, afirmou.

A programação de encerramento do curso contará com apresentação teatral com o tema de inclusão social das pessoas surdas e apresentação musical do coral de libras, formado por profissionais que já participaram das capacitações.

Além das unidades de pronto atendimento, há intérpretes de libras na Ouvidoria Setorial da Saúde, nas policlínicas municipais do Cristo, Jaguaribe e Mangabeira e em algumas unidades de saúde da família. Em junho serão iniciadas novas turmas em outros serviços.

Capacitação – O curso tem a duração de 30 horas-aula, divididas em 15 encontros. São abordadas questões como legislações referentes ao tema, cultura e identidade das pessoas com surdez. Dentro da programação e metodologia didática, usuários contribuem com a capacitação, participando de simulações do atendimento com o profissional.