Transparência

Sistema de Informação ao Cidadão alcança tempo mínimo e tem índice de 100% de respostas às demandas

11/11/2019 | 16:39 | 1359

A Secretaria Executiva de Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) atingiu, neste mês de novembro, o recorde em tempo mínimo de respostas às demandas da sociedade através do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC). De acordo com os dados da Setransp, o tempo médio de espera para uma resposta da PMJP é de 6,20 dias. Também foi mantido um índice de 100% de respostas às demandas.

Houve melhora em relação ao mês de outubro, quando o tempo médio de espera foi de 6,24 dias. Durante todo o ano de 2018, o tempo médio foi de 6,56 dias e, em 2017, 6,76 dias. Ainda conforme o Relatório de Estatísticas do SIC, até a primeira semana de novembro, foram registradas 717 demandas. Deste total, 121 foram respondidas no mesmo dia e 202 foram respondidas em até 24 horas.

O secretário da Setransp, Ubiratan Pereira, chamou atenção para o fato de que houve melhoria não apenas no tempo de resposta, mas também na qualidade das respostas. “Estamos trabalhando continuamente para melhorar sempre o prazo e a qualidade. Fizemos um trabalho de sensibilização e conscientização de toda a equipe sobre a importância de dar uma resposta rápida e de maneira eficiente”, afirmou.

Ainda segundo o secretário, a melhoria nos índices do SIC foi fruto de um intenso trabalho de fortalecimento da cultura da transparência na Administração Pública Municipal, através de campanhas educativas, capacitações periódicas e reuniões de verificação de desempenho promovidas pela Setransp junto aos correspondentes e Autoridades de Monitoramento que prestam apoio junto ao Serviço de Informação ao Cidadão.

Entre os órgãos mais demandados, encontra-se a própria Secretaria Executiva de Transparência Pública, que recebeu 126 demandas, repetindo o padrão verificado nos anos anteriores como órgão mais requisitado. Em seguida, vem a Secretaria da Receita Municipal (Serem), registrando 88 demandas e a Secretaria de Planejamento (Seplan), cujas solicitações de informação somam 65 demandas.