Aplicativo Proteja-se

Servidores são capacitados para utilizar nova ferramenta de combate à violação dos direitos

26/04/2022 | 11:00 | 708

O Disque Denúncia 156 é um serviço da Prefeitura Municipal de João Pessoa, administrado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), disponível para que a população denuncie qualquer violação de direitos, seja violência contra a mulher, à criança, jovens, idoso e outros, que sofram discriminação ou preconceito de gênero, etnia, cor, entre outras situações. E em breve as denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo ‘Proteja-se’.

João Pessoa vai ser a primeira capital a lançar o aplicativo, uma nova ferramenta de combate à violação dos direitos que, até então, só funciona no Distrito Federal. E para isso, os servidores passaram por uma capacitação, como esclareceu João Corujinha, secretário de Direitos Humanos e Cidadania. “Firmamos uma parceria entre a Sedhuc e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em 2021, através do acordo de cooperação técnica. E neste ano os servidores que atuam na área de direitos humanos do município estão passando por uma capacitação, com o objetivo de se prepararem para a próxima etapa de lançamento do sistema e aplicativo de denúncias”, contou.

O aplicativo ainda não tem uma data para o lançamento, mas a previsão é que aconteça nos próximos meses. Após o cadastro no aplicativo, o usuário vai ser encaminhado para o tipo de denúncia que quer fazer, que pode ser anônima ou não, e vão ser solicitados alguns dados para ajudar a localizar o endereço da agressão. O aplicativo vai ser disponibilizado de forma gratuita, para os sistemas Android e iOS.

Dados – De acordo com os registros feitos pela Divisão de Denúncias, as violações registradas pelo Disque Denúncia 156 são, principalmente, de violência contra idosos, pessoas com deficiência e crianças. Desde o começo do ano foram registradas sete denúncias, sendo quatro de violência contra pessoa idosa e três contra criança. Todas essas denúncias passam por uma triagem com o objetivo de propiciar mais agilidade e eficiência para quem procura o serviço.

Em 2021 o serviço registrou 458 atendimentos, e o número de ligações por dia é ainda maior, mas nem sempre são registradas por não passarem por essa primeira triagem, que verifica se aquela denúncia já foi averiguada pelos órgãos competentes, se trata de um trote e/ou de uma demanda falsa.

Serviço – O Disque Denúncia 156 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E as denúncias são resolvidas no prazo de 24 a 48 horas. E quem faz a denúncia não precisa se identificar.