Treinamento

Servidores do Hospital Santa Isabel participam de curso sobre reanimação cardiopulmonar

06/10/2022 | 16:30 | 1100

Cerca de 30 profissionais da área de saúde do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, participaram, nesta quinta-feira (6), de um curso e treinamento sobre a aplicação do protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP). O objetivo do treinamento é prestar cada vez mais aos usuários da rede municipal de saúde assistência com excelência em caso de uma emergência, como em uma parada cardiorrespiratória (PCR), melhorando as chances de sobrevivência da vítima.

Ministrado pelo enfermeiro intensivista e emergencista Péricles Rodolfo, o curso teve como público alvo enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e residentes da unidade hospitalar. Durante o curso, ele abordou pontos como identificação e atuação frente a uma vítima em parada cardiorrespiratória, inclusive mostrando como fazer compressões torácicas, onde foi utilizado um manequim para ressuscitação.

A enfermeira Leide Carvalho, que coordena a Gerência de Enfermagem do HMSI, destacou a importância do curso e adesão dos servidores. “O curso foi para melhorar os conhecimentos dos profissionais da instituição, principalmente os profissionais das clínicas médica e cirúrgica. É importante porque, se um paciente entrar em PCR, eles tenham um conhecimento técnico em relação a isso e os cuidados que devem ter no momento de uma parada; observar, ver quando o paciente está entrando em parada e ver o procedimento como deve ser feito, porque quando o paciente para, quanto mais ágil e rápida a equipe for, ela consegue ajudar o paciente”, disse.

O curso foi promovido pelo Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel (Ceapes), que está localizado na sede do próprio hospital, na Praça Caldas Brandão, em Tambiá.