Treinamento

Servidores do Hospital Municipal Santa Isabel apresentam projeto em cursos do Sírio-Libanês

07/10/2022 | 10:00 | 698

Integrantes do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e do Complexo Hospitalar de Mangabeira, que participam dos cursos de especialização promovidos pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, com foco na segurança do paciente, fizeram nesta quinta-feira (6) apresentação de projetos, que têm como objetivo melhorias nas unidades hospitalares e mais qualidade e segurança para os usuários da rede municipal de saúde.

Mariza Borges Brito de Sousa, facilitadora e apoiadora do projeto QSUS (Qualidade, Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS), explica que, para além da formação em especialização, ele envolve intervenções na realidade dos hospitais, uma vez que o Ministério da Saúde recomenda que haja melhorias de qualidade da segurança do paciente nas instituições.

A atividade realizada nesta quinta-feira faz parte do projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), que envolve três cursos: Especialização em Gestão de Programa de Residência em Saúde do SUS (GPRS); Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS) e Especialização em Qualidade, Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS). Eles integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O projeto está presente em 20 estados do país. Na Paraíba uma das cidades contemplada com os cursos é a Capital, onde participam profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel e do Complexo Hospitalar de Mangabeira. Do HMSI são dois representantes, Ricardo Dellane, coordenador institucional da gestão de pessoas, e Michelline Bezerra, coordenadora da Clínica Médica. Já o Complexo Hospitalar de Mangabeira tem oito participantes.

Os participantes têm o dever de envolver todo o hospital, como gestores e grupo de segurança do paciente para desenvolver projetos de intervenção para os hospitais.

No Santa Isabel o foco no momento é o paciente cirúrgico e entre as metas está a redução do tempo entre a consulta e a cirurgia, criação do serviço de cirurgia geral e maximização do quantitativo de cirurgias realizadas por equipes, entre outras.

Após a apresentação desta quinta-feira, Mariza Borges elogiou a atuação dos profissionais participantes do curso. “Eles estão muito bem. São Pessoas extremamente comprometidas. Estão envolvendo todos os outros atores estratégicos da instituição.

A diretora-gera do HMSI, a médica Adriana Lobão, foi uma das avaliadoras do projeto, que classificou como fundamental, por garantir mudanças extremamente importantes para a população.

A próxima etapa, que acontece em novembro, é continuar desenvolvendo mais ciclos de melhorias para atingir as metas estabelecidas nos cursos.