Atlas Filipeia

Servidores da Setramp participam de capacitação para agilizar tempo de resposta às demandas da população

16/09/2021 | 13:39 | 852

Uma equipe da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) passou por uma capacitação nesta quinta-feira (16), às 10 horas, no Paço Municipal, para agilizar, por meio da utilização do Atlas Filipeia, as respostas às demandas que recebem da população. As solicitações chegam por meio do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) da Prefeitura de João Pessoa e Ouvidoria.

Lançado há dois meses, o Atlas Filipeia é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Planejamento, através da Diretoria de Geoprocessamento e Cadastro Imobiliário.  O treinamento foi ministrado pela equipe da Seplan responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

Para o secretário e ouvidor Setramp, Rafael Costa, o Filipeia gera uma economia processual e celeridade nas resoluções das demandas da Ouvidoria. “A Ouvidoria ao invés de receber as demandas e encaminhar à Seplan, rapidamente, aquelas que possamos solucionar através do acesso e coleta de informações ao Filipéia, poderá responder de pronto ao cidadão. Gerando assim, uma economia processual e celeridade nas resoluções das demandas. Além disso, conseguiremos orientar o cidadão para que de maneira mais autônoma, ele mesmo possa exercer seu controle social e buscar as respostas que estão procurando”, explicou.

Ainda de acordo com Rafael Costa, o Filipeia é uma importante ferramenta para o Portal da Transparência. “Com esse treinamento vamos entender o fluxo de informação e fazer essa troca de utilização de bancos de dados através da integração entre o Filipeia e o Portal da Transparência, gerando ainda mais informação para o cidadão, de forma estruturada, de qualidade e tempestiva”, completou.

Compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, a ferramenta é navegável por computador, tablet ou celular. E fornece informações e imagens relativos à localização de equipamentos como escolas e unidades de saúde, itinerários e paradas de ônibus, espaços urbanos como praças e vias, rios, áreas verdes e zonas protegidas e aquelas disponíveis a investimentos.

O Atlas Filipeia traz, também, um resumo da origem, área e população de cada bairro, além de conter um inventário de pavimentação de vias que permite ao cidadão saber cada rua da cidade com pavimento em asfalto, em paralelepípedo, ou a que não foi ainda calçada.