Disque 153

Servidores da Guarda Municipal fazem curso de aperfeiçoamento no atendimento ao cidadão

28/06/2021 | 14:30 | 1118

O Disque 153 é o número que o cidadão dispõe para entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana da Capital (GCM). Por tamanha importância, as equipes que atendem as demandas pelo telefone precisam estar devidamente capacitadas, pois o servidor atende a ligação e precisa identificar se a ocorrência é de fato para a Guarda ou para as outras secretarias e, em seguida, também acionar outros órgãos caso haja necessidade.

Do curso de aperfeiçoamento, realizado durante o mês de junho, participaram 30 servidores. De acordo com o secretário João Almeida, o intuito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania é promover a reciclagem destes profissionais com frequência.

“Um curso como este, que aperfeiçoa o trabalho de quem atende uma ocorrência pelo Disque 153, é de extrema importância. Vamos continuar investindo em cursos para os guardas, pois quem liga para nossa GCM precisa ser atendido com prontidão. O serviço humanizado neste atendimento faz a diferença na vida das pessoas”, disse o secretário.

Para a subcomandante Surama Soares, cursos de capacitação trazem um diferencial ao serviço ofertado. “Sonhamos com uma Guarda inclusiva e participativa, onde os servidores sintam-se motivados a atender os cidadãos com zelo e eficiência. Estamos empenhados em prestar um serviço qualificado, e para isso é crucial que a equipe de operadores esteja capacitada para servir, finalizando as ocorrências de modo objetivo para gerar o histórico destes atendimentos, buscando sempre solucionar cada registro recebido”, afirmou a subcomandante.

O curso foi ministrado por Íris Moreira, servidora da Guarda que tem seis anos de experiência como operadora do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). “Na oportunidade trouxemos nossa experiência no 190 para os colegas da Guarda. Entre o atendimento da ocorrência até o fechamento, o profissional que atende a demanda precisa ter atenção total e entrega ao trabalho. A capacitação chega para tirar todas as dúvidas em relação ao serviço”, concluiu a GCM Íris Moreira.

Durante a capacitação, Suzany Silva, do Centro de Formação da Guarda, demonstrou como os servidores devem operar o sistema integrado de gestão, desde o fechamento ao preenchimento do formulário.