'Parceria pela Vida'

Servidores da Emlur contribuem com campanha de doação de sangue

10/05/2023 | 15:00 | 546

Os servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) contribuem com a campanha ‘Parceria pela Vida’ realizada junto ao Hemocentro para doação de sangue. A ação mobiliza também os familiares e amigos dos colaboradores da Emlur para aumentar os estoques de sangue do Hemocentro.

O servidor do Centro de Processamento de Dados da Emlur, Miguel Amaral, já é doador e deu sua contribuição à campanha da Autarquia. “Eu me tornei doador por meio de uma disciplina da faculdade, que se chamava Banco de Sangue. Nós fizemos uma doação e daí não parei mais. Neste ano, esta é a primeira vez que doo sangue, mas é possível doar a cada três meses”, disse.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a realização da campanha é muito importante para a vida de quem será beneficiado. “A partir deste ato de solidariedade, quem precisa passar por um procedimento médico, a exemplo de cirurgias, poderá restabelecer sua saúde”.

A doação é feita no Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 1.548, Jaguaribe, em João Pessoa. O servidor ou seu familiar deve informar que a doação de sangue é parte da campanha ‘Parceria Pela Vida’.

A Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur já havia feito um levantamento entre os servidores para fazer uma lista de possíveis doadores, já incentivando a prática. O levantamento contou com 36 nomes.

Quem pode doar – Quem tem de 16 a 69 anos pode doar sangue, desde que pese mais de 50 quilos. A pessoa com idade a partir de 60 anos só pode doar se já o tiver feito antes dessa faixa etária. Quem tem 16 e 17 anos precisa de consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O doador deve apresentar documento oficial com foto. Antes da doação, ele deve ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. É preciso estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso a doação seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Pular para o conteúdo