Durante pandemia

Serviços odontológicos da rede municipal de saúde estão atendendo apenas casos de urgência

28/01/2021 | 18:34 | 2228

Durante este período de pandemia causada pelo novo coronavírus, os serviços odontológicos da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa estão atendendo apenas os casos de urgência e emergência em saúde bucal. Os atendimentos acontecem nos centros de especialidades odontológicas (CEOs) e nas unidades de saúde da família (USFs).

De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Rabello, a restrição dos atendimentos tem a finalidade de garantir a segurança da saúde tanto dos usuários quanto dos profissionais. “Os serviços estão atendendo apenas urgências como uma infecção grave, uma dor de dente extrema ou um tratamento de canal que precisa ser feito. Pois são atendimentos que não podem esperar e que podem causar problemas à saúde”, afirmou.

Estão sendo atendidos casos como sangramentos não controlados, infecção bacteriana resultando em dor localizada, dor odontológica aguda, remoção de suturas, fratura de dente, cáries extensas e restaurações com problemas que estejam causando dor.

Já procedimentos eletivos, a exemplo de extração de dente, estão retornando gradativamente. “Desde o ano passado, tivemos uma redução nos atendimentos odontológicos, não só na rede pública, como também na rede privada, mas aos poucos vamos retomando até conseguirmos atender essa demanda reprimida, resultante da pandemia”, destacou Patrícia Rabello.

Os profissionais estão trabalhando com todos os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários. Também estão sendo respeitados todos os protocolos de higiene e distanciamento adequado dentro dos serviços.

Orientações do CRO – A Rede Municipal de Saúde está seguindo as orientações e medidas de prevenção do Conselho Regional de Odontologia da Paraíba (CRO-PB), o qual reforça que os atendimentos odontológicos devem ser realizados conforme as normas de biossegurança concebidas pelos órgãos oficiais e sugere que as consultas e tratamentos de rotina devem ser retomados conforme as realidades locais e avaliação dos cirurgiões dentistas.

Assistência – Ao todo, a população de João Pessoa conta com quatro centros de especialidades odontológicas, localizados nos bairros da Torre (com atendimento 24 horas), Jaguaribe, Cristo Redentor e Mangabeira. Este último foi reformado recentemente e voltará a funcionar após receber todo o mobiliário e equipamentos, o que já foi garantido pelo prefeito Cícero Lucena. Também compõem a rede de assistência em saúde bucal os consultórios odontológicos localizados nas unidades de saúde da família, que estão distribuídas nos bairros da cidade.