Assistência
Serviços de Saúde realizam atendimentos durante Festival de Quadrilhas
17/06/2022 | 11:30 | 681
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) garantiu assistência em saúde à população pessoense que esteve prestigiando o Festival de Quadrilhas, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. De 12 a 16 de junho foram realizados 533 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicadas 517 doses de vacinas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) realizou 45 atendimentos.
“Nossas equipes se fizeram presentes todos os dias do Festival de Quadrilhas com o objetivo de promover saúde e prevenção a toda população. Esses eventos são de extrema relevância, pois além de levar cultura e lazer também nos proporcionar levar o cuidado para cada vez mais perto das pessoas”, destacou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde.
Complementando a assistência, as equipes de saúde também realizaram orientações em saúde com distribuição de preservativos masculinos e femininos. Os testes rápidos ofertados detectavam doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Já as vacinas ofertadas eram preventivas contra a Hepatite B, Covid-19 e Influenza.
Vacinação – Das 517 doses aplicadas, durante todos os dias do Festival de Quadrilhas, 43 foram de Hepatite B, 78 de Influenza e 396 de Covid-19. Na quinta-feira (16), o ponto instalado no Festival foi o único realizando vacinação na Capital. Neste dia foram realizadas 137 doses, sendo 90 da vacina contra a Covid, 37 do imunizante que previne contra a Influenza e, ainda, 10 doses contra a Hepatite B.
Samu – Do total de atendimentos realizados pelo Samu a maioria foi de casos clínicos e cinco foram em decorrência de traumas. Um total de 43 pessoas foram atendidas no local e liberadas, mas o Serviço precisou realizar duas remoções, encaminhando os pacientes para unidades de saúde para atendimento mais completo.
Do público atendido, 64% eram mulheres e a faixa etária que mais recebeu assistência foi de 10 a 20 anos. A maioria dos atendimentos foi em decorrência de mal estar, mas o serviço também prestou assistência para casos de síncope, hipertensão, crise de ansiedade, corte contuso, desmaio, cefaléia, crise convulsiva e dor epigástrica.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Ivomar Gomes e Divulgação -
Secretarias
saude sms -
Tags
assistência atendimentos festival de quadrilhas população samu saúde testes rápidos vacinação