Educação

Serviços da rede municipal de saúde servem como campo prático para estudantes

22/08/2021 | 08:00 | 1237

Os serviços da rede municipal de saúde de João Pessoa além de garantir o acesso da população a diversos atendimentos, também colaboram para a formação profissional dos estudantes de cursos técnicos e superiores da área, funcionando como campo prático para a realização de estágios e programas de residências médica e multiprofissional.

Por meio de convênios com 21 instituições de ensino superior e técnico, cerca de 830 alunos, de todos os cursos da área de saúde, atuam nos serviços de atenção básica, hospitalar e especializada da Secretaria de Saúde da Capital e, esse número amplia diariamente. No ano de 2020 foram mais de 2.700 estudantes participando dos serviços como estagiários.

De acordo com a Gerente de Educação na Saúde da SMS, Jeovana Stropp, ofertar os serviços da rede como campo prático para os estudantes é fundamental para estabelecer parcerias na construção e efetivação da aprendizagem pelo trabalho, favorecendo também para a melhoria da qualidade e humanização do atendimento prestado à população nos serviços públicos de saúde.

“O estágio confere ao acadêmico o contato com a realidade dos serviços e mercado de trabalho e permite a construção de aprendizagem significativa ao lidar com a comunidade e seus desafios. Por outro lado, confere aos serviços a oportunidade de diálogo com a formação e educação permanente que enriquece em via de mão dupla os profissionais já atuantes e norteia o ensino e pesquisa nas instituições de ensino”, explica Jeovana.

Dentro dos serviços da rede municipal, os estudantes estão sempre acompanhados e orientados por seu supervisor de estágio e/ou preceptor no serviço, que é um profissional já formado e com experiência na área de atuação.

Os estagiários interagem com a realidade de cada cenário prático e suas demandas, construindo com a equipe de trabalho local resolutividades para as demandas em saúde com foco nas reais necessidades dos usuários de acordo com cada área profissional.

Um dos estudantes que atua na rede municipal de saúde é Antônio Ramos, que cursa o 11° período de Medicina. Para ele, a experiência de estagiar em um serviço público de saúde garante um melhor aprendizado com foco na prática. 

“Durante o período de estágio, que chamamos de internato, nós rodamos nas diversas especialidades e atuar no serviço público é diferente e uma experiência bem completa. Já passamos por cirurgia, urgência e emergência e agora estamos na atenção primária, que é a porta de entrada para toda a rede de saúde. E essa experiência tem sido de extrema importância, pois a gente conhece realmente a realidade e podemos vivenciar na prática inúmeras situações, além de ter contato mais direto com a população, que é muito proveitoso e de grande aprendizado já que temos a oportunidade de acompanhar o paciente desde o começo do sintoma até a resolução total do agravo”, relata o estudante.

De acordo com Felipe Augusto, médico e professor supervisor dos estagiários, a experiência de um estágio no serviço público de saúde é enriquecedora para qualquer profissional. “Em longo prazo, independente da especialidade que o futuro profissional escolher, essa experiência de hoje será fundamental lá na frente, pois ele entenderá como funciona o sistema de saúde e terá garantido experiências de situações e casos clínicos que muitas vezes ele só vai vivenciar em uma comunidade, trabalhando em serviço público, tudo isso enriquece a experiência do profissional”, destaca o médico.

Rede Escola – Os programas de residências, assim como estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde (GES) da SMS, através do projeto Rede Escola.

Para mais informações sobre os estágios disponíveis e as formas de acesso o estudante deve contatar a coordenação do seu curso na instituição de ensino. Outras informações podem ser adquiridas junto à GES pelo telefone 3214-7970, ramal 257.

Pular para o conteúdo