Campanha

Serviços da Rede Municipal de Saúde realizam atividades alusivas ao Outubro Rosa

23/10/2018 | 17:46 | 1997

D R T R J 15855.Ivomar Gomes Pereira.

Durante todo o mês, serviços da rede municipal de saúde de João Pessoa estão promovendo atividades em alusão à campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama. Nesta semana, as ações acontecem na Policlínica Municipal Cristo e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Saúde Para Todos, no Bairro dos Novais, e Integrando Vidas, no João Paulo II.

Os usuários da Policlínica Municipal Cristo terão uma manhã cheia de atividades nesta quinta-feira (25). No período de 8h às12h, serão oferecidas palestras educativas de promoção à saúde da mulher, distribuição de brindes e brincadeiras para as crianças.

“A finalidade dessa atividade é conscientizar nossos usuários sobre a importância da prevenção do câncer de mama, buscando sensibilizar a comunidade de que os cuidados com a saúde devem acontecer não só este mês, mas de forma constante”, afirmou Fátima Miranda, diretora geral da policlínica.

Dias D – Como parte da campanha, todos os distritos sanitários da rede municipal estão realizando um ‘Dia D’ numa USF, dedicado a promoção à saúde, com mobilização e chamamento do público feminino. A programação nas USF inclui atendimento médico para requisição de mamografia, agendamento para exame citológico, palestra sobre saúde da mulher, terapias, massagens e serviços de embelezamento, entre outras atividades.

Nesta quarta-feira (24) é o Dia D do Distrito Sanitário I, na USF Saúde Para Todos, localizada no Bairro dos Novais. Já na sexta-feira (26) é o Dia D do Distrito Sanitário II, na USF Integrando Vidas, no bairro João Paulo II. As atividades acontecem das 7h às 11h.

A programação na atenção básica de saúde será encerrada no dia 30 de outubro com o Dia D do Distrito Sanitário V, na USF Bessa. No Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) está sendo disponibilizado o agendamento com mastologistas, de forma espontânea, durante todo o mês de outubro e novembro.

Acesso aos serviços – O principal exame para diagnóstico do câncer de mama é a mamografia e, desde maio, o fluxo para a realização do exame foi simplificado pela SMS para facilitar o acesso ao serviço. A usuária deve se dirigir à sua USF de referência, onde passará por consulta médica ou avaliação com a enfermeira que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.

Em posse do encaminhamento, as mulheres podem optar entre fazer a marcação do exame por meio da USF ou dirigir-se diretamente aos serviços conveniados: Hospital Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paula ou para o Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC). As usuárias de outros municípios, pactuados com João Pessoa, podem ter seus exames agendados por meio das secretarias de saúde de onde residem.

Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ampliou a faixa etária das mulheres que podem ter acesso aos exames de mamografia. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade para mulheres com 40 a 74 anos.