Atendimento integrado

Serviços da rede municipal de Saúde previnem contra a obesidade

10/10/2018 | 16:03 | 2616

D R T R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

O Dia Mundial de Combate à Obesidade é comemorado nesta quinta-feira (11) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece uma linha de cuidado especializado para as pessoas que necessitam perder peso. O atendimento de prevenção à obesidade na rede municipal acontece de forma integrada, incluindo a atenção básica, serviços especializados e a prática de exercícios físicos, tudo de forma gratuita.

Os usuários podem ser atendidos diretamente em uma das cinco policlínicas municipais, que disponibilizam o atendimento com nutricionistas, ou ainda podem se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde serão encaminhados pelo médico para o tratamento. As policlínicas estão localizadas nos bairros de Tambaú, Mandacaru, Jaguaribe, Cristo Redentor e Mangabeira.

De acordo com a gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andressa Cavalcante, o tratamento é direcionado para a prática de hábitos saudáveis. “Disponibilizamos nutricionistas clínicos para aquelas pessoas que precisam perder peso para evitar casos de hipertensão, diabetes ou por alguma outra questão de saúde”, afirmou.

Após as consultas especializadas e a dieta elaborada por um dos nutricionistas da rede, o usuário é encaminhado para a prática de atividades físicas, que são desenvolvidas tanto pelas três academias da saúde do município, como também pelo Projeto João Pessoa Vida Saudável.

Rodas de conversa – Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Eucaliptos realizam, nesta quinta-feira (11), a partir das 7h, rodas de conversa para discutir temas e cuidados sobre a questão. A Unidade está localizada na Rua Euclides Rodrigues de Oliveira, s/n, Bancários.

D R T . R J . 15855.

De acordo com Valeska Tenório, nutricionista e gerente de saúde da unidade, as ações de promoção à saúde no combate da obesidade têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos usuários. “A princípio, a pessoa tem que decidir que está pronto para mudar seu estilo de vida e cuidar da saúde e, como consequência, mudar hábitos alimentares e principalmente, associar a atividades físicas, respeitando os limites de cada indivíduo”, explicou.

A programação conta com palestras sobre o tema obesidade, como detectar suas causas e consequências, avaliação nutricional, que leva como base hábitos alimentares, exame físico, história pregressa de doenças, histórico familiar, hábitos culturais e composição corporal. Os dados podem ajudar a nutricionista a determinar o bom e desejável estado nutricional, auxiliando também a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo do diabetes, hipertensão e obesidade.

“Na programação também teremos atividades e orientações de fisioterapeuta, aferição de pressão arterial e taxa de glicemia para quem estiver em jejum”, explicou Valeska Tenório. “Semanalmente temos esse atendimento de nutrição e orientações com profissionais da rede e de alunos de nutrição da Universidade Federal da Paraíba, que auxiliam com orientação e avaliação nutricional, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e no trabalho de promoção à saúde nas unidades de rede SUS”, completou.

Academias da Saúde – As Academias da Saúde desenvolvem atividades como ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais e caminhadas orientadas. Todo o trabalho acontece em parceria com o Projeto João Pessoa Vida Saudável de forma articulada com as Unidades de Saúde da Família e as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

d r t . r j . 15855.

A estrutura conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas. As academias são abertas ao público e estão localizadas nos bairros: Ernesto Geisel, Ernani Sátiro e Colinas do Sul. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, da 7h às 11h e das 12h às 16h.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. Atualmente, mais de cinco mil pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e 16 espaços públicos, como USF e escolas, totalizando 39 polos do projeto em toda a capital paraibana.

As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. As atividades do JPVS também são abertas à população e acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável:  http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/