1º semestre

Serviço de teleatendimento da Emlur registra mais de 5,2 mil demandas da população

07/07/2021 | 14:00 | 717

O serviço de teleatendimento da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) registrou, no primeiro semestre deste ano, 5.226 demandas da população, por meio do telefone 0800 083 2425. O pedido de vistoria de resíduos de podas de árvores, com 2.240 solicitações, lidera a lista de demandas. Com tema correlato, foram registrados 162 pedidos de coletas de poda.

“O serviço de teleatendimento é um importante canal de comunicação da população com a Emlur. Desta forma, podemos ajustar nossos serviços para melhor servir as pessoas, conforme suas necessidades”, afirma o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais.

O serviço de coleta de resíduos de podas é realizado diariamente, mediante a solicitação da população. Nesta quarta-feira (7), por exemplo, está sendo executado nos bairros de Cristo Redentor, Rangel, Cruz das Armas, Centro, Mandacaru, Treze de Maio, Bancários e Mangabeira.

Já a coleta de entulhos, que teve 149 solicitações, no primeiro semestre, está sendo realizado nos bairros de Roger, Mandacaru, Valentina Figueiredo eCristo Redentor. O balanço semestral ainda registrou 398 pedidos de vistoria de entulhos, na cidade.

Outras demandas com destaque são: vistoria de metralha de construção civil (564), recolhimento de materiais reutilizáveis por meio do cata-treco (418), denúncia de lixo em terrenos (318), coleta de lixo domiciliar (285), serviço de capinação (246) e coleta desses resíduos (100).

Deveres – Igo Morais destaca que a limpeza de terreno não edificado ou não habitado deve ser feita pelo proprietário do imóvel, conforme o Regulamento de Limpeza Urbana de João Pessoa (Decreto Municipal nº 3.316/1997). A Emlur fiscaliza os terrenos e conta com a participação da população nas denúncias. Quanto à metralha de construção civil, seu descarte também é responsabilidade do gerador dos resíduos.

“Também esperamos que as pessoas não utilizem esses terrenos como pontos de lixo. Contamos com o apoio da população no descarte correto de resíduos, que só deixem o lixo na calçada nos dias de coleta, que ocorre três vezes na semana, em toda a cidade, com exceção dos bairros da orla, em que o recolhimento é diário, em razão da grande geração de resíduos sólidos”, ressalta o superintendente executivo.

Os serviços de capinação e roçagem são realizados diariamente pela Emlur e envolvem o trabalho de aproximadamente 300 agentes de limpeza. Nesta semana, os serviços estão sendo executados nos bairros de Jardim Veneza, Cidade Verde, Valentina, Paratibe, Monsenhor Magno, Bairro dos Estados e Pedro Gondim.