Alegria junina
Serviço de Atendimento Domiciliar promove o ‘Arraiá em Casa’ para os pacientes
13/06/2022 | 16:00 | 785
O clima de festa junina já está tomando conta da Secretaria de Saúde da Capital e da casa dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) também. Ao som de muito forró, conduzido pelos sanfoneiros Mô Lima e Wandinho Figueiredo, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) realizou, nesta segunda-feira (13), o I Arraiá em Casa para os pacientes atendidos pelo SAD que são restritos ao leito.
Para receber a visita da equipe foram selecionados sete pacientes, sendo um por Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), que fossem totalmente restritos ao leito e que, de acordo com a avaliação da equipe, precisavam mais de um momento diferente com alegria e descontração.
“Nosso objetivo é proporcionar um momento mais leve para nossos pacientes, assim como seus cuidadores e familiares, para que eles possam viver um pouco desse momento junino. Diante disso, encontramos na musicoterapia a maneira de proporcionar isso, que é uma forma lúdica de tratamento que trabalha tanto a parte afetiva quanto emocional e só gera benefícios para a recuperação do paciente”, destacou Gilanne Ferreira, coordenadora do SAD.
Um dos pacientes que recebeu o Arraiá em Casa foi Neuza Correia, 60 anos, que é portadora da síndrome de Arnold Chiari tipo I e atendida há um ano pelo serviço. Para a sobrinha e cuidadora, Rita de Cássia Correia, a visita da equipe acompanhada pelo sanfoneiro entoando sucessos de forró foi um momento de renovar as forças para continuar na luta diária.
“Que momento lindo e especial, tanto para mim quanto para ela que sempre foi apaixonada por forró. Vê-la empolgada, cantando junto me emocionou ainda mais, tenho certeza que essa visita fará mais bem do que o esperado” comentou a cuidadora de Dona Neuza.
SAD – O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) integra o Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde e foi implantado no município de João Pessoa em 2012. O objetivo do serviço é promover um cuidado integral e humanizado no ambiente domiciliar e assim trabalhar a desospitalização, diminuindo o tempo de permanência do usuário nos hospitais e UPAs.
Atualmente o serviço atende em torno de 270 usuários por meio de sete Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e três equipes de Apoio (EMAP). Ao todo são 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
alegria Arraiá em Casa Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar Mô Lima e Wandinho Figueiredo música musicoterapia pacientes sad são joão serrviço serviço de atendimento domiciliar SMS SUS