Nesta quinta-feira

Série ‘Amigos & Histórias’ traz Júlio Camargo para falar sobre música e educação

22/09/2021 | 21:00 | 952

A série ‘Amigos & Histórias’ desta quinta-feira (23) tem como convidado Júlio Camargo, diretor de projetos da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). Ele vai conversar ao vivo sobre música, educação e inclusão social. O programa, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), através da Funjope , começa às 19h, no canal do Youtube da Orquestra.

Com o objetivo de implementar a educação social e cultural nos bairros da Capital, a Prefeitura de João Pessoa desenvolve, por meio de parceria com a Ação Social pela Música do Brasil, um projeto de música clássica. No País, a ASMB existe há 25 anos promovendo este tipo de inclusão de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O diretor do projeto nacional, Júlio Camargo, tem a formação voltada para a pedagogia e explica a importância do Ação Social pela Música de João Pessoa dentro das comunidades, oferecendo a oportunidade de integração social através da cultura e educação.

“Durante todo esse tempo no Ação Social pela Música, eu tenho desenvolvido e acompanhado os projetos sociais na área da música e testemunhado como ela pode ser um instrumento de transformação social. O projeto tem essa intencionalidade de usar a música como uma forma educacional de potencializar o ser humano e fazer a inclusão social, de democratizar a música clássica”, disse.

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa exerce um papel fundamental na execução do projeto que acontece nos bairros dos Novais, Mangabeira, Alto do Mateus e Gervásio Maia. Todos os professores são integrantes da Orquestra. “Isso resulta num excelente resultado de aprendizagem dos alunos pelo fato dos professores serem extremamente capacitados e preparados. São músicos de excelente qualidade e que integram a Orquestra Municipal de João Pessoa”, complementou Júlio Camargo.

O maestro da OSMJP, Laércio Diniz, mediador da live, conta que o convite feito ao diretor da ASM Brasil representa um selo de qualidade em todo trabalho que a Orquestra vem fazendo com o projeto na Capital e pelos professores que atuam. “Júlio é uma pessoa que desde o início está nos ajudando. Sem ele seria muito difícil colocar o projeto como deve ser. É uma pessoa que está o tempo todo nos orientando nesse universo do ensino coletivo”, explicou.

Além do convidado, a live terá a participação especial de dois integrantes da OSMJP. A inspetora Margareth Mousinho e o trompetista e professor do projeto cultural, João Batista.

Pular para o conteúdo